WebNet

WebNet

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Notícias da Paróquia de Chapadinha

Praça da Matriz - Centro de Chapadinha-MA.
# Estado de Direito ou Direito Torto? - Alguns vêem, mas não enxergam. Muitos olham, mas não vêem. E prevalecendo-se dessa ignorância da grande maioria dos cidadãos, alguns espertos armam-se de habilidosos e, sem pudor, envergonham todo o mundo. Brasil vive em estado democrático de direito, mas este direito vem-se mostrando, em alguns casos, muito torto. E nesta campanha política chegou ao auge essa demonstração. No Maranhão aconteceram situações só possíveis num estado de primitivismo selvagem judicial. Quero, por exemplo, referir-me ao costume de passar Liminares para suspender decisões judiciais. Por tudo e por nada, alguém consegue que lhe fabriquem uma Liminar pedida a um senhor fulano de tal, a um Juíz qualquer para suspender sentenças, possibilitar pretensões, demorar execuções necessárias. Como pode um Juíz ou Desembargador Regional colocar uma Liminar contra sentença do Tribunal Superior Eleitoral? Que afronta é essa ao estado de direito? Simples concessão ou negócio bem pago? - Isso é que seria necessário averiguar. Sim, porque esses papéis não aparecem por geração espontânea ou por auto-criação. Parece que mais que a lei, vale o quantitativo do lance em leilão. Ao cidadão comum esta prática cheira a corrupção e corre na rua, à boca cheia, por quanto se pode negociar uma Liminar. Isto perverte a autoridade, corrói a justiça e denota um estado degradante que, na minha opinião, mereceria imediata intervenção federal.
O que devia ser extraordinário recurso tornou-se prática corrente. Enterra-se o direito, entroniza-se a arbitrariedade, esquece-se a aplicação séria da Lei e privilegia-se publicamente o lucro e a influência. A autoridade deve ser respeitada porque ela é necessária à democracia, à convivência social e à ordem pública. Mas este respeito deve começar por quem está investido em autoridade. Se as pessoas investidas em autoridade não se dignificam, apenas se abandalham, para onde vai a credibilidade? Desastroso, vergonhoso, atrevido e criminoso o que aconteceu com Liminares em Chapadinha e Mata Roma. Viveram-se horas de muita tensão social, da possibilidade de graves conflitos e até de confrontos entre grupos pelo uso das tais Liminares. Em Mata Roma, num só dia, foram empossados três autoridades como Prefeito. E o patrimônio público degradado, vidas em perigo, situações graves de tensão social, baderna desnecessária...? Quem responde por tudo isto?
E em Chapadinha, centro da Comarca, não havia a presença de nenhuma autoridade judicial nem da Promotoria, nem idícios de algum plantão.
Ficam aqui meus mais vivos protestos e os votos para que estas situações sejam revistas e, se possível, explicadas ao público por quem de direito.

# O ex-prefeito, Magno Bacelar, e a atual prefeita Danúbia Carneiro, estiveram presentes na missa de passagem de ano, tendo sido, no fim da celebração, cumprimentados por muitas pessoas presentes. Desejamos à nova Administração Municipal e a toda a Câmara Municipal efetivo esforço de realizações a bem de Chapadinha e da sua população. Com esta notícia, queremos também parabenizar o ambiente de respeito e sossego que rodeou a tomada de posse das novas autoridades.

# Está prevista a vinda do Pe. Francisco, da Sociedade Missionária da Boa Nova, alguns meses na nossa Paróquia. Ele está nomeado para trabalhar em Angola, para onde seguirá depois de Maio.

# Pe. Casimiro vai ausentar-se algum tempo para poder visitar sua família e descansar de tantas andanças pelo interior. Férias bem merecidas. Que encontre os seus de saúde!

# No último domingo (4), foi ordenado de sacerdote um jovem de nossa terra: Frei Messias, como todos os conhecem. Ele foi ordenado na Igreja de Nossa Senhora dos Capuchinhos, as 8h e depois celebrou sua primeira missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as 19h. Nesta segunda-feira (5), ele irá celebrar em nossa Matriz - Igreja Nossa Senhora das Dores.
Queremos pedir a todas as comunidades que rezem por este jovem para que seja sacerdote segundo a Vontade de Deus. Teve a vida bastante atribulada, mas soube aproveitar as ajudas dos amigos e dos avós para realizar seu sonho. Queremos que Frei Messias venha depois noutro domingo à Chapadinha para celebrar conosco, com mais tempo e preparação e podermos conviver com ele esta alegria de um chamado especial de Deus na sua vida. Que outros jovens sigam seu exemplo. Alguns amigos seguiram para São Luís para participar desta ordenação sacerdotal. Devido aos encargos pastorais e o cansaço, não foi possível a presença de nehum padre de Chapadinha, ao evento.
___________________________________________
Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma (Nº 02 - 04/01/2009) - Diretor: Pe. Manuel Neves / Diretor-Adjunto: Pe. Pedro José - Pastoral da Comunicação.

Arquivo do blog