WebNet

WebNet

terça-feira, 24 de novembro de 2020

CCAA/UFMA: E-book de Chapadinha Sobre Perdas Pós-Colheita Será Lançado em 1º de Dezembro


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 24.Novembro.2020

O livro “Perdas pós-colheita de frutas e hortaliças no Maranhão: estimativas, causas, impactos e soluções”, organizado pelo professor Edmilson Almeida, do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) do Câmpus de Chapadinha, e por mais três professores do CCAA, será lançado na versão digital, no dia 1º dezembro, durante o evento “Seminário de Negócios Rurais”, promovido pelo Sebrae da Unidade Regional de Chapadinha. A versão e-book já está disponível no site da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma).

A obra é fruto de uma pesquisa realizada, com o apoio da Fapema, por estudantes e professores da UFMA durante 24 meses em 27 cidades maranhenses, em que visitaram 407 estabelecimentos comerciais entre os anos de 2016 a 2019. A pesquisa teve por finalidade elaborar um levantamento socioeconômico e de perdas pós-colheita de hortifrútis no estado por conta de questões ligadas à diferença entre qualidade e preço dos hortifrútis, infraestrutura de comercialização e procedência das hortaliças advindas de outros estados observadas em Chapadinha.

Publicidade

O professor Almeida destacou a importância da discussão da temática. “A procedência longínqua dos hortifrútis afeta diretamente sobre a qualidade, preços e perdas pós-colheita, o que, em alguns meses do ano, pode inviabilizar o consumo de determinados produtos, principalmente pelas classes sociais de menor poder aquisitivo”, lembrou.

Ele pontuou sobre a expectativa do alcance da obra como uma importante ferramenta para auxiliar na conscientização e nas boas práticas de pós-colheita que reduzam os riscos de perdas, inerentes prejuízos financeiros e impactos ambientais associados. “Espero que esta literatura possa orientar o poder público e o setor privado sobre os relevantes prejuízos financeiros ocasionados pelas perdas pós-colheita, assim como enfatizar o potencial para expansão da hortifruticultura no Maranhão, dadas as demandas de mercado, condições edafoclimáticas e posição geográfica favoráveis”, ressaltou.

Saiba mais

Em relação ao lançamento do livro físico, estão em estudo alternativas para a impressão da obra, o que, possivelmente, culminará numa cerimônia oficial a ser realizada em 2021, no auditório do CCAA do Câmpus de Chapadinha, quando as atividades presenciais forem normalizadas.



Publicidade


Arquivo do blog