WebNet

WebNet

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Escolinha de Futebol Boa Vontade Ajuda Jovens a Crescer Dentro e Fora de Campo


Na Escolinha de Futebol Boa Vontade, Jovens de 10 a 15 anos, recebem treinamento e orientação para seguirem no esporte e nos estudos

Os instrutores Pelé e Patrick Macedo, desenvolvem um projeto social com crianças/jovens estudantes na Associação Boa Vontade: uma escolinha de futebol coordenada pela parceria dos dois conhecidos atletas chapadinhenses e a citada associação, que ajuda na formação social dos pequenos futuros atletas.


A Escolinha de Futebol Boa Vontade - que atualmente conta com 50 alunos, visa a saúde, o bem estar e a segurança de sua clientela, e tem como objetivo proporcionar atividades físicas que unam qualidade de vida e também o desempenho social e emocional do ser humano. A iniciativa esportiva visa também o acompanhamento dos jovens no desenvolvimento na escola. Para isso, exige um bom desempenho escolar dos alunos para poderem freqüentar as aulas de futebol, prova disso, é que que boa parte dos alunos ficou sabendo do projeto pelos próprios colegas de escola.

Pelé e Patrick Macedo - Instrutores


Segundo Patrick Macedo, os jovens atletas são monitorados dentro e fora do campo, já que é cobrado disciplina na escola. “Não só as notas, nós monitoramos também o comportamento e a frequência deles, principalmente as faltas”, ressalta o técnico.

Nunes - Atual presidente da Associação Boa Vontade 

Um dos alunos (que pediu para não ser identificado nesta matéria) é um exemplo de como o trabalho social da Escolinha Boa Vontade funciona. “Eu costumava faltar muito nas aulas, mas aprendi aqui (na Escolinha) que é importante manter a disciplina dentro e fora do campo”, disse.


A Escolinha funciona aos sábados, pela manhã, no horário das 7h às 10h da manhã. As atividades/treinos são divididas entre as categorias/faixa etária 10 à 12 anos, e 13 à 15 anos de idade. De acordo com Pelé, as atividades/treinos ocorrem durante duas horas, e exercitam não só a parte física dos jovens jogadores, como também a mente, pois antes das atividades é feita uma oração religiosa, palestras, seguida de dinâmica, movimantação, disciplina e interação de grupos. Há, também, um intervalo para lanche, regado a muitas frutas e sucos!


Pelé

O instrutor Pelé, diz que "há quase quatro anos dedica o tempo livre para essas atividades voluntárias e mesmo que não consiga formar um jogador profissional, afirma que o principal objetivo que pretende alcançar é formar cidadãos, para evitar que as crianças fiquem nas ruas".

Patrick Macedo

A Escolinha Boa Vontade conta com esses dois professores qualificados, Pelé e Patrick Macedo, reconhecidos pela comunidade desportiva chapadinhense, pois já atuaram no futebol local. E com vivência no futebol, que agrega a esses profissionais experiências únicas, que passadas aos nossos alunos só os incentivam a progredirem cada vez mais para se tornarem vencedores. A escolha certa de profissionais é um dos fatores decisivos para o sucesso da Escolinha. Cada aula conta com a orientação desses dois professores, garantindo aos pais que os alunos estarão praticando o esporte de maneira segura, saudável e educativa.


De acordo com os coordenadores da Escolinha, esta tem a missão de propiciar um ambiente favorável e motivacional para as crianças e adolescentes que pretendem se dedicar à essa paixão nacional, sempre respeitando as dificuldades e capacidades de cada um. Desenvolver o domínio motor, cognitivo, afetivo, contribuir na redução da obesidade e stress infantil. Trabalhando aspectos sociais, educativos e formativos. Formar indivíduos emancipados, felizes e saudáveis, essa paixão nacional também é um veículo eficiente na inclusão e no desenvolvimento social.


O início do nosso trabalho prioriza o desenvolvimento e aprimoramento das capacidades e habilidades, sem elas não seria possível a conquista de bons resultados na formação dos nossos alunos. O aluno da Escolinha Boa Vontade é visto de forma ampla, trabalhamos todas as capacidades e habilidades importantes em cada fase da aprendizagem, entre elas as que mais se destacam são: Coordenação Motora, Equilíbrio, Força e Velocidade. Os exercícios são executados durante as aulas com a conscientização dos alunos sobre os benefícios e a importância para a sua performance.


Os exercícios podem ser executados individualmente, em duplas, em trios ou em grupos. Muito importantes para a motivação e satisfação do aluno. Dividimos os fundamentos técnicos em: Domínio, Condução, Passe, Drible, Chute e Cabeceio. De acordo com essa divisão, desenvolvemos os fundamentos básicos do futebol. Além de trabalhar durante as aulas, com exercícios específicos de situação de jogo, saídas de bola, laterais, escanteios, cobranças de falta e tomada de decisão. O planejamento respeita a fase de desenvolvimento de cada aluno, trabalhados de forma lúdica, recreativa, formativa na busca da melhor performance.


O futebol também funciona como ferramenta na formação de indivíduos emancipados, felizes e saudáveis, trabalhando aspectos sociais, educativos e formativos. A Escolinha Boa Vontade contribui com a formação de seus alunos ao se preocupar, a cada encontro, em desenvolver o domínio motor, cognitivo, afetivo, sempre com atividade física saudável e integrada ao convívio social.

Hora do Lanche

As aulas são planejadas com base em fundamentos do futebol. O objetivo é trabalhar o potencial de cada aluno respeitando as diferenças individuais, de forma diversificada, aumentando a complexidade, sempre com utilização de materiais adequados à prática esportiva, compartilhada com os objetivos e correspondendo com a satisfação dos alunos.


Realizamos as avaliações. Coletamos dados sobre capacidades físicas e técnicas, assim saberemos o que precisamos melhorar e portanto, aprimorarmos ainda mais as aulas.


As avaliações têm objetivo, verificar o desempenho, evolução dos alunos e turmas, sempre comparando com resultados anteriores. Essa avaliação é mais uma ferramenta para saber onde estamos acertando e como fazer para melhorar ainda mais.

A Escolinha mantém constante avaliação
 de seus alunos para que a qualidade de ensino
 se mantenha adequada ao projeto, especialmente,
 elaborado para crianças e adolescentes.

A Escolinha de Futebol Boa Vontade, conta com o Apoio Social das empresas: Sanção Gás, Don Car, Casa das Fardas, RBC Financeira, KN Confecções, Impriart; e Prefeitura Municipal de Chapadinha.


Arquivo do blog