WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ESTADO - Quinta-Feira (28) Vai Ser de Feriado Bancário no Maranhão

Biaman Prado / O Estado (arquivo)

O calendário bancário no Maranhão conta com um novo feriado: 28 de agosto, data alusiva ao "Dia do Bancário". A medida é prevista pela Lei Estadual nº 10.100/2014, sancionada, no mês de junho, pelo Poder Executivo. A lei cria o "Feriado Estadual do Bancário".

A data foi escolhida em homenagem ao dia 28 de agosto de 1951, quando os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), em pleno regime militar. Em novembro do mesmo ano, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, dando encerramento à paralisação.

De acordo com a orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês vencidos podem ser pagos no dia seguinte, sem acréscimo. Os clientes, também, podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).



PUBLICIDADE



Arquivo do blog