WebNet

WebNet

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura de Chapadinha Receberá Mais Um Caminhão Pipa


Ascom/PMC

Coordenadores da Defesa Civil Estadual reuniram-se na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da prefeitura de Chapadinha, com representantes das cidades do Baixo Parnaíba, para tratar do início das ações de enfrentamento à estiagem na região.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, as ações são complemento do Decreto Estadual de Emergência, assinado no início desse ano, por causa da seca que atingiu o Estado do Maranhão em 2013. Depois da primeira etapa, com a entrega de cestas básicas, realizada no mês de setembro desse ano, o próximo passo será a distribuição de água potável, própria para o consumo humano, para atender às famílias da zona rural dos municípios da regional de Chapadinha.

O município de Chapadinha não terá nenhum ônus com essas ações. Vamos receber um caminhão, por tempo determinado, e durante esse período vamos trabalhar para atender ao número de famílias da zona rural. A prioridade são famílias do interior, mas isso não nos impede de atendermos também, famílias da cidade. Para isso temos o outro caminhão pipa. Uma coisa garantimos: de um jeito ou de outro a população será atendida!” afirmou o secretário.

Cada município deve receber um caminhão pipa que levará água para os locais com dificuldade de abastecimento. Chapadinha, além do caminhão pipa doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, receberá um outro veículo, com capacidade de 10 mil litros, que atenderá com prioridade as comunidades localizadas em áreas mais altas da cidade.


A princípio devem ser contemplados, pela ação dos carros pipas, 55 municípios e mais 14 estão já em fase de conclusão do programa, totalizando 69 cidades maranhenses. A ação faz parte de um convênio firmado entre os governos Estadual e Federal , que após processo de licitação contratou empresas que darão suporte logístico para transporte e distribuição da água. De acordo com o gerente da empresa responsável pelos trabalhos em Chapadinha, Anderson Garreto, as ações devem começar a partir da próxima semana, com a realização dos cadastros das famílias e a chegada dos veículos para as cidades contempladas.

Temos pressa para iniciar logo as ações. A licitação tem um prazo de 90 dias e vamos trabalhar para que as comunidades sejam logo atendidas. Contamos com a colaboração dos municípios para nos indicar os reservatórios de água potável, onde faremos a análise da qualidade para podermos transportar o produto para as comunidades necessitadas”, declarou o gerente da empresa H2O vencedora da licitação.

As ações tem duração de 90 dias, período que se espera a chegada das chuvas. Para a Defesa civil, após os esclarecimentos e orientações repassadas durante a reunião, os coordenadores dos municípios terão a função de preparar toda a documentação necessária para o início da distribuição da água.

Nós já passamos todas as orientações e os direcionamentos que as ações devem seguir. Agora os coordenadores das 18 cidades da regional de Chapadinha, devem providenciar toda a documentação necessária, com as informações solicitadas pelo Governo Federal para darmos início às ações efetivas”, disse o fiscal da ação caminhão pipa, Ronaldo Oliveira Castro.

Publicidade



Arquivo do blog