WebNet

WebNet

domingo, 5 de agosto de 2012

ENTREVISTA: Padre LUIS MIRANDA - Fundador do Grupo Missionário João Paulo II

O Grupo Missionário João Paulo II, de Portugal, está em sua 5ª visita a Chapadinha.


- Pe. Luis, está sendo a 5ª viagem missionária que o Grupo João Paulo II está fazendo, e de que nós somos beneficiados aqui em Chapadinha. O Grupo está ganhando cada vez mais expressão, todo mundo fala, é nos Blogues, é na rua, mas nunca falámos no histórico ou o nascimento do Grupo João Paulo II. Como foi mesmo?

- O Grupo Missionário João Paulo II é fruto de dois “sonhos” que se cruzam: do Padre Luís Miranda que, animado pelo testemunho do Papa João Paulo II, sente o apelo de ajudar os jovens cristãos a viverem o dinamismo missionário da Igreja, ao jeito dos apóstolos, e do desejo de D. Albino Cleto, Bispo da diocese, de criar na diocese de Coimbra um dinamismo missionário renovado, onde os jovens tenham vez e voz. Conjugando os dois “sonhos”, Nasceu oficialmente a 4 Novembro 2007 (1º Encontro no Seminário Maior de Coimbra).

- Por quê o nome João Paulo II?

- O Grupo pretende ser um espaço de comunhão, missão e relação ao jeito ousado, simples e alegre do Papa João Paulo II. Tem por isso o seu nome e toma-o como padroeiro. Partindo da centralidade de Cristo e da presença sempre terna de Maria, a que sempre o Papa João Paulo II nos desafiou, há alguns objectivos que nos guiam


- Por quê Chapadinha foi escolhida desde o início para ser beneficiada com a ação do Grupo João Paulo II?

- O Grupo partiu pela primeira vez para uma missão de um mês em Agosto de 2008 para o nordeste do Brasil (Diocese do Brejo, cidade e paróquia de Chapadinha) com 10 Jovens acompanhados pelo Pe. Luís, para iniciar ai um projecto de colaboração missionária da diocese de Coimbra com as irmãs Criaditas dos pobres e com os Padres Missionários das Boa Nova.


- Já trabalharam noutros anos emvários Bairros de Chapadinha: Campo Velho, Corrente, Areal... Qual o Bairro queserá beneficiado com a sua ação evangelidadora neste ano 2012?

- Neste ano o Grupo João Paulo II estará presente no Bairro da Sagrada Família e no Bairro de Nossa Senhora de Fátima, onde pretenderemos ser Igreja junto com esses Bairros, aprendendo a ser igreja com eles, e prestando também nossa colaboração em aulas de música,violão,teclado, noções de enfermagem e ecologia ambiental.







Arquivo do blog