WebNet

WebNet

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SEMAS Anuncia Início de Inscrições para Projovem Adolescente

Segundo informa o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, em sua página na rede social Facebook, em Chapadinha as atividades do Programa Projovem Adolescente começaram no próximo dia 7 de fevereiro, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que desenvolve atividades socioeducativas relacionadas à adolescência. As reuniões serão desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em alguns bairros, acontecerão na escola ou na igreja, diurnamente, e em alguns casos no turno noturno.


O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Para tal, a SEMAS - Convida pais, tios, avós que tenham adolescentes entre 15 a 17 anos para que matriculem os mesmos no Programa. 
 

Os pólos de funcionamento:
 

- CRAS/bairro Campo Velho - manhã/tarde

- CRAS/bairro Areal - manhã/tarde
- CRAS/Vila Isamara - manhã/noite
 
- Escola Acelino da Silva/bairro Fonte do Mato - manhã/tarde
 
- Sec. Mun. de Assistência Social (SEMAS): Centro -noite
 
- Mutirão (Bairro Boa Vista) que funcionará na igreja - manhã/tarde

Para mais informações se dirija até a Secretária de Assistência Social (SEMAS)


OBJETIVOS


Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.


QUEM PODE PARTICIPAR


O Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo destina-se aos jovens: pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF); egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas socioeducativas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); em cumprimento ou egressos de medida de proteção, conforme disposto na Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990; egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); egressos ou vinculados a programas de combate à violência, ao abuso e à exploração sexual.


COMO FUNCIONA


Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O serviço poderá ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou deverá estar a ele referenciado. O técnico de referência do CRAS é responsável por assessorar o orientador social e por realizar o acompanhamento das famílias dos jovens do Projovem Adolescente por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).


O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em seu traçado metodológico: Convivência Social; Participação Cidadã e Mundo do Trabalho. E seis temas transversais relacionados à juventude: Direitos humanos e socioassistenciais; Trabalho; Cultura; Meio ambiente; Saúde e Esporte e Lazer.
 
 

Arquivo do blog