STAR Clinic

STAR Clinic

Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Lojas Super Lar

Lojas Super Lar

Armazém Paraíba

Armazém Paraíba

sábado, 20 de março de 2010

Secretaria de Agricultura Promove Reunião com Produtores Familiares

A Secretaria Municipal de Agricultura promoveu no último dia 15 de março, reunião com os produtores familiares do município de Chapadinha. O evento que foi realizado no Auditório da Prefeitura, teve como intuito fazer um cadastro prévio das famílias que perderam a safra 2010 devido à falta de chuvas.
Na oportunidade também foi apresentado pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de EducaçãoSEMED o novo sistema de compra da merenda escolar, que permite que até 30% da merenda escolar seja comprada de produtores familiares.

Em discurso o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio do Nilo, relatou que a situação dos produtores rurais de Chapadinha é complicada devido à falta de chuvas, e ressaltou ainda: “Estamos tomando medidas que possam ajudar as famílias que perderam sua produção, pois no ano passado sofremos com as enchentes e neste ano estamos sofrendo com a escassez”, disse.

Ainda em discurso o Secretário Antonio do Nilo revelou o teor de uma conversa que teve recentemente com a Secretária de Estado da Agricultura, a mesma lhe disse que a situação está precária em quase todo o Maranhão, havendo inclusive a possibilidade de a Governadora Roseana Sarney decretar estado de emergência em alguns municípios.

Tendo em vista a situação apresentada, a Secretaria Municipal de Agricultura está cadastrando as famílias que perderam a safra 2010, tendo como objetivo ter dados sobre a real situação das lavouras no município de Chapadinha, sendo também o cadastro utilizado para possíveis ajudas governamentais.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha cerca de 80% da produção dos agricultores familiares já está comprometida. Isso devido principalmente a falta de chuvas.

Para aqueles que tiveram um pouco mais de sorte, e conseguiram ter uma produção satisfatória neste período, uma boa noticia foi dada pelas nutricionistas da SEMED, Dra. Adriane Sousa e Dra. Mayana Caroline, que fizeram uma apresentação da nova modalidade de compra da merenda escolar que permitirá que até 30% dos produtos locais sejam inseridos no cardápio das escolas.
A compra é regulamentada pela Resolução Nº 38 do Governo Federal. Onde consta inclusive que o pequeno produtor terá seu produto comprado pelo preço de mercado, contudo deverá ter que arcar com o compromisso de entregar no período determinado, além de garantir a boa qualidade dos produtos oferecidos.

Segundo a Dra. Adriane Sousa a Resolução é uma forma de incentivar a produção local. “Com essa medida conseguiremos estimular a economia local, além de oferecer produtos regionais de qualidade no cardápio da Rede Pública Municipal de Ensino”, relatou.

Ainda serão realizados mapeamentos e reuniões para que os produtores locais possam se cadastrar. A expectativa agora é que este trabalho seja realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, e que possa dar sustentabilidade a agricultura familiar.
Por: Jhonny Gomes/ASCOM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog