WebNet

WebNet

sábado, 6 de março de 2010

Pesquisa: Índice de Infestação e Distribuição Espacial do Aedes Aegypti em Chapadinha (MA)

O Aedes Aegypti é o principal vetor de uma patogenia no nosso país que é a dengue ele é um vetor de grande importância sanitária.

Com a pesquisa “Índice de infestação e distribuição espacial do Aedes Aegypti em Chapadinha Maranhão de 2005 à 2007” a acadêmica, Maiara da Silva, do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrária e Ambiental (CCAA) da UFMA Campus Chapadinha, buscou fazer o levantamento de infestação do mosquito, nos vários bairros do município, para desenvolver trabalhos e campanhas que diminuam o índice de infestação pelo mosquito.

Os dados foram obtidos junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) do município por meio da Secretaria Regional da Saúde.

Esses dados foram divididos em semanas epidemiológicas, por todos os bairros do município. Foi tirado a média do índice de infestação predial e através deles foi conseguido os dados que variaram entre 0,1 à 8,6% muito superiores aos níveis aceitáveis, que deveria ser entre 1 e 2%, ou o menor possível.

Com base nos resultados obtidos foi constatado que durantes os anos de 2005 e 2007 o mosquito Aedes Aegypti apresentou ampla distribuição geográfica e o índice de infestação predial teve picos relativamente altos em Chapadinha (MA).

O principal objetivo do estudo, segundo a pesquisadora é fornecer dados para que os organismos públicos responsáveis possam criar estratégias de conscientização da população local por meio de campanha orientando-os a eliminar os criadouros do mosquito.
Por: Emerson Marinho, para o Rádio Ciência.

Arquivo do blog