WebNet

WebNet

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Santa Quitéria

Caros companheiros,
Na tarde do último dia 12 do corrente mês, estivemos em reunião no pólo Coceira, na comunidade Baixão da Coceira I onde o conflito com a Suzano começou desde do dia 29 de abril fato pelo qual todos já estão cientes.
Essa reunião teve a iniciativa do responsável pela empresa na região o Senhor Márcio, onde procurou a presidente da associação do povoado do Dona Francisca da Silva, para fazer um acordo. A mesma disse que não poderia fazer acordo algum pelo fato de não poder responder pelas demais comunidades que estavam no mesmo barco. Foi então que o mesmo propôs uma reunião com as lideranças para fazer-lhes uma proposta.
O Centro de Defesa entidade local que compõe o FÓRUM em defesa do baixo parnaíba, tomou conhecimento da tal reunião através das lideranças. Foi então que ouve uma rápida articulação para que nessa reunião as comunidades não estivessem sozinhas, por motivo das cheias muitas pessoas não ponderam se fazer presentes, mais participaram da mesma o Padre Chagas, Zé Maria e (eu) Didi ambos membros do FÓRUM em defesa do baixo parnaíba.
A reunião foi muita boa as comunidades estão determinadas a lutar pelo seus direitos depois do Márcio falar as bobagens de sempre dizendo que a empresa tem responsabilidade social e quer trabalhar em parceria com as comunidades, que podem oferecer campo agrícola escolas estradas inclusive doar terras e que é com o diálogo que tudo pode ser resolvido, depois dessas milongas todas fez um questionamento finalizando com uma pergunta. Que queria entender qual era o objetivo das comunidades o que eles de fato estavam reivindicando. Foi então que as lideranças foram muito claros em dizer que não querem acordo algum com a empresa que tudo que ele avia proposto é papel dos gestores fazer através de políticas públicas e não da empresa, e na verdade o que eles estão lutando e disso não abrem mão é pela posse da terra. E que não aceito mais sentar com a empresa sem que o governo esteja presente, querem na verdade que seja feita uma discriminatória em todo área, onde o que for estado seja titulado em nome das associações e caso a empresa tenha registro de alguma área seja acionado o INCRA para desapropriação.
Esse foi o tom das falas ratificadas pelo Pe. Chagas, por mim (Didi) e Zé Maria e pelas demais lideranças ali presente estavam na reunião cerc de 110 pessoas. Não encontrando outra alternativa os dois representante da empresa que ali estavam o senhor Márcio e Dermeval, deram a palavra de que o acordo estava feito e que a aria limitada pelas comunidades não será desmatada, e que FÓRUM em defesa do baixo parnaíba, juntos com os parceiros, iram acionar os órgãos do estado para agilizar o processo e que a empresa se compromete também em fazer o mesmo para o problema seja solucionado.
Por enquanto é isso.
Um abraço a todos,
Didi

Arquivo do blog