Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 08.Fevereiro.2021
Na tarde da última sexta-feira (5), foi realizada uma reunião, com todos os gestores das escolas da rede municipal de ensino (fundamental I e II) localizadas na sede.
Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estiveram a frente da coordenação dos trabalhos a profa. Cleane Barradas, profa. Francisca Alvarenga (coordenadora do EJA), profa. Francisca Meneses (coordenadora dos anos iniciais 1º ao 5º Ano/Ensino Fundamental), e prof. Pedro Cunha (coordenador do Ensino Fundamental II - 6º ao 9º Ano).
Presentes os gestores escolares Lourivan Almeida (U.I. Francisco Isaias do Nascimento - CAIC), Luciene Lima Meneses (U.I. Manoel José de Santana), Creusa Ferreira da Silva (U.E. Nsa. Sra. das Dores), Priscyla Danny Pontes (U.I. Pres. José Sarney), Ana Paula de A. Silva (U.I. João Gomes), Terezinha da Silva Sousa (U.I. Carolina Mesquita), Maria Aparecida C. Viana (U.E. Acelino da Silva), Antonia Alves da C. Albuquerque (U.I Sebastião Rodrigues), Cleide Maria Abreu (U.E. Ana Fortes Meneses), Cléodea Nascimento de Sousa (U.I Isaias Fortes Meneses), Nayra Silva Veras (U.I. Amélia Mendes Ferreira), Ivanilde Pontes Souza (U.I Dr. Almada Lima Filho), Edilene dos Santos Monteles (U.I. Cel. Joaquim Nunes), e Irinete Ferreira Matos Portela (U.I. Nsa. Sra. Aparecida).
O prof. Pedro Cunha (coordenador do Ensino Fundamental II - 6º ao 9º Ano/Sede) participou da reunião e destacou a importância dessas orientações. “São ações como essa reunião de hoje que têm fortalecido nosso alinhamento com as equipes gestoras das escolas. A proposta é que a avaliação seja ainda mais democrática, responsável e inclusiva neste momento atípico pelo qual a educação chapadinhense passa. Enquanto rede municipal estamos dando um passo na continuidade desse movimento comprometido com o estudante e com o percurso pedagógico definido pelo nosso professor” - ressaltou.
As reuniões de alinhamento escolar são fundamentais no ambiente educacional, pois a comunicação é a principal ferramenta do educador. O encontro é o momento propício para repartir experiências, compartilhar conhecimentos e analisar o contexto das práticas realizadas na escola.
Em decorrência da adaptação ao regime especial de atividades não presenciais, os gestores serão multiplicadores e irão atuar no suporte aos professores para consolidar a avaliação do ano letivo na rede municipal de ensino, pois a educação, em função da pandemia, precisa ser trabalhada em caráter contínuo e inclusivo.
A pauta para reunião foi relevante, conforme as prioridades de cada unidade escolar. Sendo assim, os gestores escolares além de apresentarem em detalhes suas principais demandas (do primordial até o de menor importância), ainda tiraram dúvidas e foram prontamente correspondidos.
Durante o ano letivo ocorrem diversos imprevistos e o gestor precisa ter a sensibilidade perante a situação. As reuniões de demandas não são esperadas, mas necessita de uma atenção e solução. Com coerência, foi anotada pauta para analisar os fatos, definindo já uma posição, atribuição e direcionamento, para resolução dos transtornos apresentados.
Para a realização das atividades não presenciais, é essencial que as equipes gestoras das escolas e professores considerem o planejamento das atividades, e se faz necessário verificar de quais recursos os estudantes efetivamente dispõem a fim de propiciar oportunidades de aprendizagem a todos.
As estratégias para realização das atividades escolares não presenciais foram planejadas considerando especialmente os valores estabelecidos no Plano Estratégico. É essencial que essas premissas sejam consideradas também no planejamento das diretorias de escolas, a fim de favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e a continuidade de seus estudos.
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