WebNet

WebNet

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

MA | IPREV Implanta Plataforma Online para Receber Pedidos de Pensão


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 19.Agosto.2020

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV) iniciou, esta semana, o funcionamento do Sistema de Pedidos de Pensão. A plataforma foi inteiramente desenvolvida pela equipe do instituto e permite dar entrada no pedido de benefício previdenciário sem sair de casa, a partir de um telefone celular ou computador conectado à Internet.

O sistema está disponível no site do IPREV. A iniciativa é parte de um conjunto de ações de modernização da gestão pública estadual na área da previdência. O objetivo é garantir celeridade e conforto no atendimento aos segurados, além de proporcionar mais transparência e exatidão às análises de pedidos de benefícios. Em julho deste ano, o IPREV já havia implantado o Sistema de Perícias Médicas, que contabilizou, só no primeiro mês de funcionamento, mais de 1,5 mil acessos.

IPREV - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão

O presidente do IPREV, Mayco Pinheiro, destacou a importância da ação. “Essa modernização é um marco de gestão para o IPREV. O ganho é tanto para os nossos segurados, que agora dispõem de um sistema simples, prático e intuitivo para realizar as suas solicitações, quando para o servidor do IPREV, que poderá realizar a análise da documentação enviada de forma mais simples e prática”, explicou.

Publicidade

Contato

A implantação do Sistema de Pedidos de Pensão contribui ainda para proteger a saúde dos servidores do IPREV e do público, formado, principalmente, por idosos. “Como toda a documentação é enviada de forma remota, não há necessidade do manuseio de processos físicos nem de atendimento presencial em nenhuma etapa do processo”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação do IPREV, Pedro Azevedo.

O sistema lista ainda todos os documentos necessários para formalizar o pedido, com campos adequados para anexar cada documento. Assim, para que a solicitação de pensão seja enviada, é preciso ter todos os documentos em mãos e anexá-los corretamente. Na prática, isso evita indeferimento ou atraso de pedidos por erros ou inconsistências na documentação – hoje, a maior causa de indeferimento ou demora nos pedidos.

Saiba mais

A pensão por morte é um benefício previdenciário garantido aos dependentes de servidores públicos estaduais ativos ou inativos que vierem a falecer. Tem direito à pensão: cônjuge ou companheiro (a); filhos e enteados menores ou maiores inválidos e os pais inválidos. A análise do direito ao benefício é feita pelo IPREV. Atualmente, o Maranhão conta com 9.833 pensionistas vinculados ao Estado.

No mês de agosto, o IPREV contabilizou 126 pensões implantadas em folha, o que representa um crescimento de 157% em relação ao mesmo período do ano anterior e o maior número de pensões já implantadas em um mês na história do IPREV.



Publicidade


Arquivo do blog