WebNet

WebNet

sábado, 13 de junho de 2020

MA | Governo do Estado Distribui Mais 50 Mil Testes Rápidos para os Municípios Maranhenses

Jacyara Saraiva (gestora regional de Saúde) entregando o
material ao secretário municipal de Saúde de Chapadinha, Eli Monteiro

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020


O Governo do Estado iniciou a distribuição de mais 50 mil testes rápidos para detecção da Covid-19. Os testes foram enviados para as 19 Unidades Regionais de Saúde e, com isso, os 217 municípios maranhenses receberam os novos kits para exames em pessoas com suspeita do vírus.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha
recebendo o material das mãos da gestora regional, Jacyara Saraiva


Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Maranhão já realizou mais de 93 mil testes para a detecção da doença; o terceiro maior número de testes do país. “Quaisquer medidas relacionadas ao enfrentamento à pandemia partem do princípio de que é necessário conhecer o quadro epidemiológico do Maranhão, por meio da detecção de novos casos e ritmo do contágio do vírus. Tão importante quanto distribuir testes é a notificação dos municípios quanto aos casos positivos e descartados”, explicou o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula.

Entrega no município de Mata Roma

O coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques, ressalta que a quantidade de testes distribuída para cada município leva em conta questões populacionais e epidemiológicas. “Utilizamos um parâmetro estipulado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), onde recebemos uma planilha prévia que contempla cada etapa de distribuição”, explica.


No quesito distribuição, nós fazemos uma logística para, em um só dia, conseguir atingir todas as 18 Regionais de Saúde mais a Metropolitana. O transporte dos testes é realizado através de veículos refrigerados”, acrescenta.

O material disponibilizado para os municípios através de kits, contém 20 testes cada, distribuídos nos dias 11 e 12 de junho, quando as Regionais de Saúde funcionaram em regime de plantão para realizar a entrega aos municípios.

Anteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia distribuído mais de 100 mil testes para as Secretarias Municipais de Saúde das 217 cidades do Maranhão.


Publicidade


Arquivo do blog