WebNet

WebNet

terça-feira, 28 de abril de 2015

Zona Rural: Ladeiras e Estradas Estão Sendo Abertas na Região dos Povoados Conceição e Gavião


O isolamento de muitas famílias da zona rural de Chapadinha tá virando coisa do passado. Ladeiras e estradas, antes intrafegáveis até para veículos pequenos, estão sendo cortadas e piçarradas.


Exemplo é a ladeira que dá acesso aos povoados Bacabal dos Quitérios, Bom Princípio e Conceição.

A obra foi para reduzir a altura da ladeira em 3 metros, no lugar de uma curva fechada, agora tem um caminho mais reto que facilita a subida e a descida de 200 metros de comprimento. Nas laterais foram feitas as saídas de água para evitar interrupções em período de chuva. O benefício, realizado com recursos próprios do município, proporcionou mais segurança nas viagens e também diminuiu o percurso em mais de 5km. Pois antes os moradores tinham que fazer uma volta pelo outro lado, por causa da ladeira, mas agora, o caminho tá livre.


Abrindo estradas e levando o desenvolvimento para perto das comunidades mais distantes da cidade, tem sido uma marca do Governo de Ducilene Belezinha, que vem honrando os compromissos com centenas de famílias, que por muito tempo sofreram com a falta de atenção por parte do poder público.

Nessa região o problema já foi resolvido, mas o trabalho não para, pois o objetivo é interligar toda a zona rural por meio de estradas e pontes e assim garantir o direito de ir e vir da população.

Nem a chuva impede o trabalho da Prefeitura de Chapadinha na zona rural do município

Com uma extensa área o município de Chapadinha conta com mais de 300 povoados entre grandes e pequenas comunidades, como é o caso do povoado Gavião. Sr. Wilson é morador da localidade e aos 65 anos de idade pode sorrir aliviado porque agora, vai ter estrada pra poder viajar na região.


Pra eu ir pro povoado Conceição tinha que rodear pelo outro lado. Porque aqui não tinha condição de passar por essa ladeira. Agora com esse serviço melhorou 100%”, disse o lavrador, Wilson Araújo Siqueira.


Por causa das dificuldades muitas famílias foram embora da localidade deixando pra trás as marcas de um passado sofrido e difícil por falta de acesso de qualidade. Andar pelo único caminho existente é desafiar o perigo. Situação que começou a mudar desde a ladeira, que dá acesso ao povoado.


As máquinas, no local, já realizam o trabalho de terraplenagem. Além do corte na altura, ainda vai ser colocada piçarra e depois o terreno será compactado. Mais à frente a estrada começa a surgir com a abertura da via.

Sonho de uma vida inteira sendo realizado bem na frente do sr. Wilson, que comemora a conquista: “A prefeita prometeu e tá fazendo. A gente tá enxergando! Ela tá trabalhando e eu tô gostando”, finalizou o lavrador.

O benefício está sendo uma realização da prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e com recursos próprios.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog