O encontro de avaliação serve para trazer experiências do primeiro contato dos formadores regionais com os orientadores de estudo, relatando as dificuldades, sugestões, considerações, realidade local e próximas ações a serem realizadas.
Como parte da programação do Primeiro Encontro de Formadores Regionais do Plano Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), iniciado na quinta-feira (20), na Fundação Sousândrade, na capital São Luís, aconteceu a mesa de abertura onde formadores, coordenadores e professores puderam se reunir para iniciar os debates em torno do Plano e da educação do Maranhão.
A supervisora de currículos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conceição Andrade, abriu os discursos e falou sobre a importância do momento de debate promovido pelo encontro. De mesma opinião, a coordenadora de ensino médio da Seduc, Négile Melo, constatou que o pacto, além de permitir um diálogo com a universidade, também promove a valorização dos profissionais, informação ressaltada pelo presidente do comitê de Formação da UFMA, João Mendes, que ainda complementou: “Essas ações do pacto vem para suprir a necessidade das áreas curriculares dialogarem, promovendo uma formação social e cidadã”.
Logo após, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão, Antônio Pinheiro, destacou, em seu discurso, que o Brasil está vivendo um momento de mudanças onde é necessário buscar uma perspectiva para suprir os obstáculos encontrados na educação e que o pacto seria uma delas. Sobre as dificuldades em cumprir este objetivo, o formador regional da Unidade Regional (URE) de Chapadinha, João Damiani, apontou que existem detalhes que precisam ser mudados desde a gestão política para que cheguem aos alunos. “Agora, a escola terá tempo para a formação continuada e para analisar suas particularidades, de modo a supri-las”, completou.
Ao final da solenidade de abertura, a coordenadora geral do Pnem na Universidade Federal do Maranhão, Lindalva Maciel, pontuou como a formação do pacto se diferencia das outras. “Esta formação se destaca por ser feita no âmbito das escolas, promovendo o estudo do professor para que consigamos reverter às dificuldades já conhecidas. Ousamos em trabalhar com todos os âmbitos das escolas, inclusive com indígenas”, concluiu. Na ocasião, houve também a apresentação ‘Desejo de Catirina’, dos alunos da Unidade Integrada Maria José Aragão, do bairro Cidade Operária.
O evento é uma forma de avaliação dos impactos da formação promovida pelo Plano Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), é irá até esta sexta-feira. Este encontro de avaliação serve para trazer experiências do primeiro contato dos formadores regionais com os orientadores de estudo, relatando as dificuldades, sugestões, considerações, realidade local e próximas ações a serem realizadas.
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A mesa de abertura foi mediada pela coordenadora geral do Pnem na Universidade Federal do Maranhão, Lindalva Martins Maia Maciel, e composta pelo coordenador adjunto do Pnem, Manoel de Jesus Barros Martins; pela supervisora de currículos da Seduc, Conceição de Maria Lisboa de Andrade; pela coordenadora de ensino médio da Seduc, Négile Sinary Silva Dorneles Melo; pelo presidente do comitê de Formação da UFMA, João de Deus Mendes; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão, Antonio Júlio Gomes Pinheiro; pelo formador da UFMA no campos de Pinheiro, Luís Eduardo; pela supervisora IES/Seduc das Unidades Regionais (UREs) de Pedreiras, Timon, Açailândia e Viana, Maria Salete Mendes de Sousa; pelo formador regional da URE Chapadinha, João Damiani, pelas orientadoras de estudo Isabel Cristina Serra Marquinho Silva e Alyne Suenny Leite Ferreira dos Centros de Ensino Fernando Perdigão e Emilio do Amaral, respectivamente; e também pela aluna do segundo ano do Liceu Maranhense, Cidyneira Ramos Cantanhede.
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O objetivo do encontro é avaliar a formação continuada de cerca de 14 mil professores do ensino médio de todo o Estado do Maranhão
Com a intenção de avaliar a formação continuada de mais de 14 mil professores do ensino médio de todo o Estado do Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na última quinta-feira (20), o Primeiro Encontro de Formadores Regionais, para uma troca de experiências dirigidas sobre a organização e execução do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), com relato de dificuldades e avanços no programa, e sugestões para o seu melhoramento.
O encontro foi realizado no Auditório Dinah Gomes, na Fundação Sousândrade, com a participação de 27 formadores regionais que deram seus relatos sobre o que está acontecendo em todas as escolas do Estado do Maranhão. Os 27 formadores presentes são responsáveis por formar cerca de 700 Orientadores de Estudos de todo o Estado do Maranhão.
Na ocasião, a coordenadora geral do PNEM, Lindalva Martins Maia Maciel, avalia o pacto positivamente, e disse que processo de articulação com a Seduc foi muito bom. A coordenadora ainda conta que há uma aceitação dos professores da rede pública estadual. “Eles estão estudando tranquilamente”, afirmou.
De acordo com o relato dos formadores regionais, as principais dificuldades encontradas durante esse processo de formação são a falta de infraestrutura física para a realização das formações, a dificuldades no manuseio dos materiais tecnológicos, e a desistência dos professores por conta do mestrado e falta de disponibilidade de tempo.
Ainda os relatos apontam que os desafios travados para minimizar essas dificuldades são, principalmente, resgatar esses professores que desistiram, através da adequação do horário dos estudos, realização de reuniões técnica para decisão conjunta da adequação do calendário.
No final da reunião da tarde da última quinta-feira, todos concordaram que o pacto conseguiu um avanço significativo através das reuniões, sensibilização e mudança de postura da maioria dos professores. Por isso, de acordo com o coordenador adjunto do pacto, Manoel de Jesus Barros Martins, “os resultados alcançados são muito bons”, contou.
As sugestões deixadas por todos os formadores presentes foram a melhoria do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) em termos de ifraestrutura, o envolvimento dos gestores no programa, e inclusão digital dos professores e escolas.
Ascom/UFMA