WebNet

WebNet

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Água Doce do MA, Vargem Grande e Outros 19 Municípios Maranhenses Serão Beneficiados pelo Programa Água para Todos


- Autorizada a Instalação de 100 Sistemas de Abastecimento de Água em 21 Municípios Maranhenses;

- Mais 79 ainda serão licitados pela Sagrima, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, e outros 850 pela Superintendência da Codevasf do Maranhão.

Cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios maranhenses serão beneficiadas com a implantação de 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), do Programa Água para Todos. A Ordem de Serviço e o contrato para implantação dos sistemas foram assinados pelo secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney; pelo superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins; e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, na tarde desta quarta-feira (26), em ato com dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

O secretário João Abreu lembrou que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento, que vai alcançar um número bem maior de municípios.

O programa Água para Todos é realizado no Maranhão pela 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a assinatura da Ordem de Serviço é para execução imediata do programa nos 21 municípios contemplados.

O superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, detalhou as etapas desta fase do programa. “As empresas responsáveis pela elaboração dos projetos executivos já estão em campo para colher as informações junto às prefeituras municipais, e o próximo passo será a demarcação das áreas onde os poços serão perfurados, para que já se possa iniciar o trabalho a partir do mês de dezembro”.

Municípios beneficiados

Os Sistemas de Abastecimento implantados pela Codevasf, no total de 100, beneficiarão cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios. São eles: Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Doce do Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

Além dos 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, mais 79 serão licitados pela Sagrima, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, e outros 850 pela Superintendência da Codevasf do Maranhão, que vai atender os 147 municípios que estão sob a área de atuação do órgão federal e inseridos nas bacias dos rios Itapecuru, Parnaíba e Mearim.


PUBLICIDADE



Arquivo do blog