O início do ano começou positivo para os novos gestores, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios(CNM), o primeiro repasse do FPM que já está creditado nas contas das prefeituras de todo país teve um aumento de 15,9% se comparado com o mesmo período do ano passado.
O aumento nos repasses se deu segundo a CNM por que o governo federal concentrou a restituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas, e fez com que o IPI líquido para o FPM fosse praticamente zerado naquele mês. O primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, por exemplo, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões.
A situação financeira da prefeitura de Chapadinha não parece ser preoucupante como se esperava, somente nestes primeiros dez dias do ano já foram creditados na conta do executivo, a "bagatela" de R$: 1.639.741,02 (Um Milhão, Seiscentos e Trinta e Nove Mil, Setecentos e Quarenta e Um Reias e Dois Centavos), este valor se comparado com o mesmo período do ano passado é quase 300 mil reais a mais.
Os primeiros repasses são referentes a FPM - Fundo de Participação dos Municípios, ITR - Imposto Territorial Rural, ICS - ICMS Estadual, FUS - Fundo Saúde, FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, SNA - Simples Nacional.