WebNet

WebNet

sábado, 28 de abril de 2012

SEMA Realiza Audiência Pública para Instalação da Suzano em Chapadinha

Centenas de pessoas compareceram à Audiência Pública, realizada pela SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na noite da última quarta-feira (25) no Ginásio da Escola "O Pequeno Príncipe", referente à implantação de uma unidade de produção de pellets, da Suzano Energia Renovável, em Chapadinha.


O público, segundo o diretor de operações da Suzano, Marcos Stolf, foi acima do esperado. “O espaço foi preparado para 600 pessoas. Acredito que há muito mais” - disse. A reunião entrou pela madrugada.


Participaram da audiência dois prefeitos de municípios da Área de Influência Direta da Indústria, Danúbia Carneiro, de Chapadinha e José Creomar, de São Benedito do Rio Preto, além de representantes de movimentos pró-reforma agrária, de sindicatos, de igrejas e de outras organizações.


A maioria dos questionamentos foi contra a instalando da indústria na região, sob alegação de que causará impactos sociais negativos, afetando ainda a fauna e a flora local, recursos hídricos e saúde da população.


 

Representantes da Suzano e técnicos contratados pela empresa explicaram, por meio de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), o que deve acontecer durante e após a implantação da unidade produtora. De acordo com o estudo, os impactos positivos superam, em larga escala, os negativos.


A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro acompanhada do deputado estadual Magno Bacelar, elogiou a audiência pública, aberta e democrática e falou da importância para Chapadinha e região da instalação da fábrica da Suzano. “Nós ficamos muito feliz com esse empreendimento no município. Foi uma apresentação boa, as vantagens são muito maiores do que os comentários negativos que se tinham da empresa Suzano”, disse Danúbia Carneiro.


O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Creomar Mesquita, também avaliou como positiva as explanações dos técnicos da Suzano. “É um projeto, que exige um estudo técnico aprimorado e que vai trazer somente benefícios pra nossa região. É a redenção enconomica da nossa região”, ressaltou Creomar Mesquita.

 
Resumido. Continue lendo nos blogs do William Fernandes e CN1

Arquivo do blog