WebNet

WebNet

terça-feira, 20 de março de 2012

Catadores de Mareriais Recicláveis do Aterro Sanitário Recebem EPIs

Equipamentos de Proteção Individual foram entregues na última semana no Aterro Sanitário do município
Um projeto que teve ponta pé inicial no último mês de novembro tem mudado significativamente a vida das pessoas que trabalham na coleta de materiais recicláveis que são despejados no Aterro Sanitário do município de Chapadinha.


O projeto surgiu através de uma inédita parceria entre as Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social  (SEMAS), Cáritas Brasileira e ASA. O objetivo principal é possibilitar melhores condições de trabalho e vida as pessoas que sobrevivem dessa atividade, e que muitas vezes são esquecidas pelos poderes e sociedade.


O primeiro passo foi catalogar todas as pessoas que atuam no Aterro, com o intuito de atender suas principais necessidades, sendo que a mais clara foi a precária existência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Na última semana os secretários Eduardo Braga (Assistência Social), Zezinho Lima (Trabalho e Renda), Juvenal Neres (Articulador da ASA), e também o presidente do PT no município, Francisco Paiva, estiveram no Aterro para realizar a entrega dos EPIs, como prometido assim que iniciado o projeto.




Antes da entrega todos percorreram um pequeno perímetro do Aterro para ter a real noção das dificuldades enfrentadas por quem sobrevive as custas do local.


No momento de entrega o secretário Eduardo Braga destacou que esse é apenas o primeiro passo do projeto, que promete tornar mais digna as condições de vida dessas pessoas. Ele também acrescentou que as pessoas que trabalham com o reaproveitamento e coleta de resíduos sólidos tem prioridade no Cadastro Único do Governo Federal, facilitando a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família. As pessoas que ainda não tiverem esse benefício devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), para tomar os procedimentos necessários.


Os equipamentos que foram entregues foram:


- 25 pares de botas
- 25 pares de luvas
- 100 pares de máscaras descartáveis


Vale destacar que o projeto prevê o contínuo fornecimento desses e outros equipamentos, a fim de garantir a sanidade desses trabalhadores.


Ascom/SEMAS

Arquivo do blog