WebNet

WebNet

quarta-feira, 21 de março de 2012

Baixo Parnaíba: Municípios desenvolvem trabalhos através do PSE

Dos 217 municípios maranhenses, Mata Roma está entre os 185 contemplados com o Programa Saúde na Escola (PSE) e recebeu uma verba em torno de 35 mil reais para realização dos trabalhos, mas as Secretarias de Educação e Saúde do município ainda não fizeram nenhuma ação que justificasse o início do programa. Vargem Grande e Buriti de Inácia Vaz, já iniciaram as atividades.  


Outros municípios da região Baixo Parnaíba como Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Água Doce do Maranhão, Paulino Neves e Tutóia,  estão entre os que aderiram ao programa que implantará as ações do Programa Saúde na Escola desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. Vale ressaltar que Chapadinha e Anapurus não foram contemplados.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 
 


Buriti de Inácia Vaz - Em reunião no último dia 16 de março, as secretarias municipais de Educação e Saúde, fizeram entrega de diversos assessórios para serem usados nas escolas através do PSE (Programa Saúde na Escola), sendo mais um das dezenas de programas em que o município fez adesão. Toda a equipe da Saúde municipal, envolvendo enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos participaram das atividades.



Vargem Grande - No último dia 09 de março, houve a culminância do projeto, com os alunos reunidos no ginásio poliesportivo, na realização de várias atividades... e assim, se deu o início dessa. Houve ainda, uma palestra com os alunos e seus respectivos pais, quando na oportunidade foi explicado vários tópicos sobre o assunto. Mobilização essa, que com certeza foi muito válido para todas as escolas, pais e alunos.
 
SAIBA MAIS

O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 11,9 milhões referente aos 185 municípios do Maranhão que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) no ano passado. O MS intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 7.662 escolas públicas do Maranhão. A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontece neste mês de março nos 185 municípios do estado que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).


*Com informações do Blog Mata Roma em Foco e Portal do MS
 

Arquivo do blog