WebNet

WebNet

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TJMA instala 2ª Vara da Comarca de Araioses

Começou a funcionar nesta sexta-feira (5), com cerca de 2.500 processos, a 2ª Vara da Comarca de Araioses (distante 232 km de Chapadinha), instalada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, e pelo juiz da comarca, Marcelo Fontenelle (7), na qual o TJMA investiu R$ 124.000,00 do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário.

A instalação de mais uma unidade era esperada com muita ansiedade pela comunidade local, devido à média mensal de 140 processos distribuídos. Segundo informações da secretaria judicial, tramitam naquela comarca 6.767, sendo 5.991 cíveis e 776 criminais. A vara instalada terá competência exclusiva na área de Família.

A existência de apenas uma vara estava dificultando a eficiência dos trabalhos e a celeridade processual, embora estivéssemos nos esforçando para tanto”, declarou o juiz.

INFRAESTRUTURA - Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão disse que a sua gestão tem procurado investir da melhor forma possível na infraestrutura de 1º e 2º grau, propiciando reformas, construções e capacitando seus funcionários com o único objetivo de garantir uma justiça mais eficiente.

Informou que o Tribunal fez um planejamento para definir quais comarcas teriam prioridade para a revitalização, considerando critérios técnicos e enalteceu o empenho e o apoio da desembargadora Graças Duarte e do juiz Fontenelle para a instalação daquela Vara.

Também destacou a iniciativa de publicação de uma portaria conjunta, assinada pelos juízes Marcelo e Gerusa Fontenelle, que prevê a retirada de animais da pista entre o trecho de São Bernardo e Araioses.

Compareceram à solenidade a desembargadora Maria das Graças Duarte, a juíza Gerusa Fontenelle (titular de São Bernardo), o juiz Raimundo Bogéa (auxiliar da Presidência), o diretor Francisco Rodrigues (Administrativo), a coordenadora Maria Lúcia (Acompanhamento e Desenvolvimento da Carreira), a coordenadora de Obras e Projetos de Engenharia, Tyara Oliveira, representantes da OAB do Maranhão e do Piauí, a prefeita Luciana Trinta (Araioses), e representante do prefeito de Água Doce (termo judiciário).

Amanda Mouzinho
asscom@tjma.jus.br
(98) 2106 9023 / 9024

Arquivo do blog