Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Lima sendo entrevistada pela equipe da TV Mirante de Chapadinha, no momento em que esta recebe a carga com a merenda escolar.
por Sousa Neto - Ascom/SEMED
A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, através de seu Departamento de Alimentação Nutricional, vem cumprindo rigorosamente o planejamento de distribuição da merenda escolar, elaborado pelo gabinete administrativo.
Esta é a primeira remessa deste ano, visto que havia saldo do ano anterior, pois a administração municipal vem intensificando ações cuidadosas para não deixar faltar merenda nas escolas.
Nutricionista Dra. Adriane conferindo in loco a merenda escolar no ato da entrega
Atualmente o departamento de merenda escolar atende 162 escolas, sendo 27 na sede e 135 na zona rural e mensalmente são distribuídas uma média de 77 toneladas de alimentos para 17.500 alunos, sendo 6.500 da zona rural e 11.000 da sede. A entrega é garantida e a merenda escolar está presente em todas as escolas do município, independentemente da distância ou quantidade de alunos.
Cabe à Prefeitura Municipal através de processo licitatório, comprar a merenda, de acordo com as normas do padrão de qualidade e respeitando o valor nutricional determinado pelo Ministério da Educação-MEC; zelar pelo armazenamento, distribuição e higiene, para atender os padrões de qualidade.
O preparo da merenda é feito nas próprias escolas, sob orientação da nutricionista Dra. Adriane Souza (foto à direita), e atende as exigências do programa, que sugere 20% das necessidades nutricionais dos estudantes durante o período de permanência em sala de aula.
Para atender as exigências do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a prefeitura faz o investimento de 30% do repasse, para a compra de produtos da agricultura familiar. Já estão sendo adquiridos: bolo de mesocarpo de babaçu, batata doce, cheiro verde, maxixe, quiabo e outros produtos produzidos por associações do município de Chapadinha, e introduzidos na alimentação escolar.