Terras Duras e Corrente registraram o maior número de focos do mosquito da dengue. Vila Isamara é o único sem focos.
*ASCOM/PMC
A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha – SEMUS, realizou na tarde desta terça-feira (23), na escola municipal UI Almada Lima Filho, uma Palestra Sobre o Combate ao Mosquito da Dengue. Centenas de alunos acompanharam com a atenção às orientações dadas pelos representantes da SEMUS, Geovane Faria Lima, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Jarlene Nogueira, coordenadora do Programa Educação em Saúde.
O jornalista William Fernandes, que passou por uma experiência nada agradável com o filho Juan Pablo, de 6 anos, que contraiu dengue hemorrágica em dezembro de 2010, relatou o drama vivido por ele e seus familiares e conclamou os estudantes a comprarem esta briga contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Em mais de 10% das casas das Terras Duras há foco de dengue
De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, Geovane Lima, a escolha do Bairro Terras Duras para iniciar esta campanha, foi em função do grande número de residências com larvas do mosquito, detectadas nas visitas feitas por agentes de saúde, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Em janeiro, só nas Terras Duras, foram visitadas 426 casas e foram detectados focos do mosquito em 27 residências. Em Março o número de casas visitadas foi de 458 e foi encontrado foco do mosquito em 47 delas, o que representa um percentual de 10,26%, enquanto deveria ser de apenas 1,0%, de acordo com as metas do Ministério da Saúde.
Bairro Corrente tem o maior número de focos
Os números assustam no Bairro Terras Duras, mas a maior quantidade de focos foi encontrada no Bairro da Corrente, embora o percentual em relação ao número de casas visitadas seja menor. Em janeiro foram visitadas 1.342 casas e em 43 delas (3,20%) havia foco do mosquito transmissor da dengue. Em fevereiro foram visitadas 1.368 casas e havia foco em 40 (2,02). Houve uma pequena redução no percentual, mas ainda é preocupante.
Dengue zero na Vila Isamara
A Vila Isamara é o único dos grandes bairros de Chapadinha que não teve nenhum foco de dengue registrado. Em janeiro e fevereiro foram visitadas 450 e 337 casas respectivamente e não foi detectado foco do mosquito da dengue.
De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, as palestras devem ser realizadas nas principais escolas da rede municipal e serão seguidas de visitas às casas dos bairros mais afetados. À noite, foi realizada mais uma palestra na escola Almada Lima Filho.
*Extraído do Blog do William