WebNet

WebNet

sexta-feira, 25 de março de 2011

Delmar Carneiro promove encontro de ex-vereadores de Chapadinha

Nesta foto, dois ex-vereadores de Chapadinha: Delmar Carneiro e Eduardo

Os ex-vereadores de Chapadinha, da legislatura 1989-1992 estiveram reunidos no último sábado (19), para uma confraternização. O encontro, promovido pelo ex-vereador Delmar Carneiro e realizado em sua própria residência, surgiu a partir de uma conversa entre ele e os ex-vereadores Samuel Nistron e Chico do Oh.

O objetivo do encontro, segundo Delmar, “é resgatar aqueles momentos em que fizemos coisas boas em prol da sociedade e a boa convivência em torno de nossas famílias”.

Na época, a Câmara Municipal de Chapadinha tinha 13 vereadores, mas como o suplente José Luzia assumiu uma cadeira, o número aumentou para 14. Destes, estiveram presentes, além de Delmar Carneiro, os vereadores Samuel Nistron, Tomé Gomes, Chico do Oh, Luis Lopes de Meireles e Hilton Pontes. Biné Lobo (+), falecido, foi representado pela filha, a ex-vereadora Geísa Lobo.

Não compareceram os seguintes vereadores: Nande, Zé Luzia, Antonio Alves, Nonato Carneiro, Edmar Oliveira, Osmar Meneses e Cícero Brito. Alguns justificaram a ausência.

Samuel, que já está no sexto mandato, disse que naquela época, os vereadores formavam uma espécie de irmandade. Não havia essas divergências da forma como acontece atualmente. “Hoje, geralmente as câmaras são divididas em blocos e, naqueles blocos, existem os confrontos que distanciam as atividades parlamentares. A gente não tem mais aquela convivência como antigamente”, lembrou o parlamentar, sugerindo que esse encontro seja estendido aos vereadores das outras legislaturas.

Tomé Gomes, que deixou a política para continuar sua carreira de advogado, também ressaltou a importância que os vereadores davam ao povo. “Naquele tempo, terminadas as eleições, os grupos se uniam em torno do povo e da causa social, enquanto hoje é diferente, continua aquele antagonismo do palanque”.

Chico do Oh, que teve apenas um mandato, e que veio das comunidades de base, fez questão de lembrar da importância daquela legislatura, que aprovou a atual Lei Orgânica do Município e destacou ainda que naquela época, havia sim, discussões e divergências, e a oposição era atuante, mas que os vereadores não se tratavam como inimigos e até visitavam as casas uns dos outros, mantendo uma relação de amizade.

Para Hilton Ponte, vereador de seis mandatos só em Chapadinha (já havia sido vereador em Vargem Grande), o que o deixava empolgado era exatamente servir ao seu povo. “Dedicávamos a vida inteira ao povo de Chapadinha. Foi isso que nos trouxe seis mandatos. Trabalhávamos unidos e com toda a lisura em prol do bem estar da sociedade”.

Luis Benvindo também destacou a seriedade com que os vereadores tratavam seus grupos políticos. “Naquele tempo não tinha essa história de sair pulando de galho em galho como acontece hoje. “Hoje, quando um parlamentar se elege por um  grupo, amanhã ele tá em outro. O porquê eu não sei. Estamos em uma época em que parece que é cada um por si e Deus por todos”.

Delmar disse que desta iniciativa do encontro, surgiu também a idéia de se criar uma associação envolvendo todas as legislaturas, inclusive a atual, a fim de ampliar a relação de amizade e memorizar a história política de Chapadinha.

Delmar foi vereador em quatro pleitos: 1966, 1970, 1982 e 1988. Em 1976 candidatou-se a prefeito, tendo como adversário o ex-prefeito Irineu Galvão.

Entre vários projetos e indicações, destacam-se a criação da Bandeira e o Brasão do Município, nomes de escolas e ruas; reivindicação do prédio dos Correios, do Banco do Nordeste, agência do INSS, entre outros.

Delmar exerceu todos os cargos na Câmara, inclusive o de presidente. Hilma Carneiro, esposa de Delmar, fez questão de enaltecer o trabalho dos vereadores das legislaturas passadas, em que se preocupavam mais com a sociedade, ao contrário de hoje, em que a maioria só pensa no bem próprio. Ela demonstrou satisfação em receber os ex-vereadores e seus familiares e ainda colocou sua residência à disposição para os próximos encontros.

Arquivo do blog