WebNet

WebNet

domingo, 13 de fevereiro de 2011

UNASUS Lança Cursos de Capacitação e Especialização em Chapadinha

*ASCOM-PMC
Secretários municipais de saúde e assessores de municípios pertencentes à Microrregião de Chapadinha participaram na manhã desta sexta, 11, de uma reunião no auditório do antigo prédio do Campus IV da UFMA, para a apresentação das modalidades de cursos que serão realizados em Chapadinha.

Estiveram presentes a prefeita Danúbia Carneiro, o deputado estadual Magno Bacelar, a secretária municipal de Saúde de Chapadinha, Dra. Maria José Coutinho e o secretário municipal de obras, o médico José da Costa Almeida, além de secretários municipais de alguns municípios da Regional de Chapadinha.

 
De São Luís, vieram a Coordenadora Geral da UNASUS no Maranhão, Professora Dra. Ana Emília Figueiredo e a Coordenadora do Curso de Saúde Mental, Dra. Cristiana.

Dra. Emília destacou o empenho da Dra. Coutinho em trazer para a cidade os cursos e ainda, o apoio da prefeita Danúbia Carneiro e do deputado Magno Bacelar.

Emília informou que será instalado no Campus IV de Chapadinha, com apoio do Ministério da Saúde e da UFMA, um pólo da Una-SUS, que contará com a contrapartida do município. Os acertos foram feitos em uma reunião que aconteceu um pouco mais cedo, junto com o diretor do CCAA, professor Jocélio.

Quanto aos cursos, ela esclareceu que serão cursos de capacitação para profissionais de nível  médio, com duração de 7 meses  e de especialização para profissionais de  nível superior, com duração de 12 meses, nas áreas de Saúde da Família e de Saúde Mental. Os editais serão lançados em março.

Em todo o Maranhão serão disponibilizadas 2.700 vagas. O numero de vagas de cada município será definido pela Regional de Saúde, conforme as demandas de cada um. O pólo Chapadinha será um dos que mais receberão vagas, depois do pólo São Luís.

Após os esclarecimentos sobre os cursos, houve uma reunião com a presença da Presidente Regional do Conselho de secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Yolete Soares de Arruda e dos secretários municipais de saúde.
 

Arquivo do blog