WebNet

WebNet

sábado, 18 de dezembro de 2010

Pré-candidato a prefeito é vítima de acusação

Na política é assim mesmo. Nem foram empossados os eleitos no último outubro e a campanha que só terminará daqui a dois anos já começou.

O advogado Erik Marinho, tido como pré-candidato a prefeito de Chapadinha em desalinho com a atual administração, foi "acusado" pelo blogueiro Cesar Bello de possuir bens incompatíveis com os salários que recebe como superintendente jurídico da Secretaria de Educação do Maranhão. 

Ocorre que Erik, apesar de jovem, já tem uma trajetória da advocacia reconhecida em todo o estado sendo sócio de um dos principais escritórios do Maranhão e tendo atuado, inclusive, como advogado do grupo Sarney no processo de cassação do ex-governador Jackson Lago ao lado do também chapadinhense e igualmente competente Marcos Lobo.

Sua presença na Seduc e a profusão de denúncias saídas dali não podem servir de pretexto para colocar Erik Marinho sob suspeita, pelo contrário. As supostas irregularidades ocorridas na pasta contaram como a resistência do advogado segundo relato até do "Apontador-geral de factóides do estado", Luís Cardoso. Escreveu Cardoso em 25 de novembro último: 

"Em parecer datado do 9 de junho, assinado por Ivson Brito Maniçola, supervisor de contratos e convênios da Seduc, e por Erik Marinho, superintendente de assuntos jurídicos, ficou alertado para o risco de antecipação de recursos para a implantação do projeto"

A antecipação citada não consistia em fraude, irregularidade ou desvio, mas o parecer de Erik Marinho foi contrário exatamente para manter o máximo de lisura em todo o processo. 

A verdade é que se Erik não fosse pré-candidato a prefeito o desespero de Cesar Bello por audiência seria tratada, no máximo, em notinhas de rodapé. O destaque se dá graças à oposição que ele vem alimentando contra Magno Bacelar e seu grupo e; o fato de ser um elemento estratégico para a construção de uma candidatura forte de 3ª via.

Arquivo do blog