WebNet

WebNet

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Marcos Caldas defende projeto sobre vestimentas na área de Saúde

Marcos Caldas
Eu estou aqui defendendo a saúde do cidadão”. Foi o que afirmou o deputado Marcos Caldas (PRB) ao defender, nesta segunda-feira (6) na Assembleia Legislativa, seu projeto de lei que proíbe os profissionais da área de saúde utilizarem vestimentas de proteção individual de trabalho em ambientes públicos. Estão incluídos nesta relação jalecos, aventais, e qualquer outro tipo de vestimenta usada em serviço.

O projeto recebeu parecer favorável nas duas comissões da Casa por onde passou, mas não foi votado em plenário por falta de quorum.

Segundo Caldas, o objetivo do projeto é evitar que pessoas saudáveis fora do ambiente hospitalar sejam contaminadas através de vírus e bactérias existentes nas vestimentas dos profissionais de saúde.

Ele alertou para o caso da superbactéria KPC, que ficou resistente dentro dos hospitais e que pode estar sendo proliferado através dessas vestimentas. “O que nós não podemos aceitar agora com esse novo vírus que está aí, o KPC, contaminando todo o Brasil”.

O deputado reforça que não há necessidade de sair do hospital com o jaleco, o que oferece risco de contaminação e o correto é que ele seja lavado, esterilizado no hospital e fique guardado num vestiário.

“Aqui já tiveram pessoas contaminadas como consequência desses métodos de enfermeiros que querem sair do hospital com jaleco, o que não é preciso, pois o jaleco tem que ser guardado, lavado e esterilizado no hospital. Então, não é para andar dentro de carro, dentro de ônibus, no meio da rua, contaminando o cidadão e muitas vezes levando doenças e vírus de fora do hospital para os doentes que já estão ali debilitados".
 
DEFESA
Em aparte, os deputados Penaldon Jorge (PSC) e Cleide Coutinho (PSB) defenderam a aprovação do projeto e parabenizaram o deputado pela preocupação.

A deputada Cleide Coutinho que é médica, disse que o risco de contaminação é real e informar que é obrigatório que todos os hospitais tenham vestiários e que não correto sair nas ruas com o jaleco.

Para o deputado Penaldon Jorge, a preocupação com a higiene é extremamente válida e que é cientificamente comprovado que a contaminação vem de fora para dentro dos hospitais e vice-versa. Ele condenou a prática de profissionais da saúde que “precisam se aparecer com jalecos pendurados dentro de lanchonetes, no ônibus e em tudo quanto é lugar”.

Arquivo do blog