WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

APAE de Chapadinha - 12 Anos!

*Por: Jhonny Gomes
Um trabalho sério e responsável, assim pode-se definir a prática profissional que norteia as atividades da APAE. Seja na área da saúde ou na educação, a instituição vem se destacando por viabilizar que as pessoas com deficiência sejam incluídas na sociedade e tenham oportunidades iguais.

A Associação em Chapadinha surgiu em 1998 com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades com o Centro Educacional, atualmente também oferece serviços na área da saúde, com profissionais qualificados, que inclui fonoaudiólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

Por mês cerca de 250 pessoas são atendidas pelo Centro de Saúde nas mais diversas áreas, entre consultas e oficinas de fisioterapia e terapia ocupacional. “Buscamos oferecer aos pacientes da APAE Saúde um atendimento exclusivo, onde a pessoa com deficiência e a família sintam-se acolhidas”, afirmou a enfermeira Gilliane Amanda.

O apoio técnico especializado da APAE Saúde tem por objetivo atuar junto às pessoas com deficiência, intervindo sobre as dificuldades decorrentes da deficiência mental, avaliando, discutindo o caso de forma interdisciplinar, orientando pais e/ou responsáveis, realizando encaminhamentos necessários, reabilitando, além de oferecer assessoramento à equipe pedagógica que atua com estudantes da APAE Educação.

De acordo com informações do Presidente da APAE de Chapadinha, Marco Antônio Bacelar, a entidade conseguiu cumprir todas as metas planejadas para 2010, segundo ele o bom resultado alcançado é fruto do planejamento das ações, e do empenho dos colaboradores e dos parceiros que ajudam a manter a instituição.

No Centro Educacional Dr. Moacir Bacelar Nunes durante todo o ano foram promovidas atividades pedagógicas, e antes das férias, os mais de 150 estudantes realizaram uma grande feira pedagógica, onde expuseram trabalhos de todo o ano letivo. Na oportunidade esteve presente a vereadora Márcia Gomes, que acompanhou com admiração os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com foco na preservação ambiental, e também a representante do Ministério Público, Dra. Adriana Cunha, que acompanha constantemente o andamento das atividades da instituição.

Atualmente a APAE está funcionando em dois prédios diferentes, o Centro Educacional está localizado na Rua Cunha Machado, 1238 – Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30, o período para matrículas e rematrículas terá início na primeira quinzena de janeiro. E a APAE Saúde está localizada na Rua Sebastião Archer, 663, Centro (antigo prédio da APAE Educação) de segunda a sexta-feira, das 08 as 12h e das 14h as 17h30, as consultas são agendadas com antecedência.

O trabalho desenvolvido pela APAE conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Chapadinha, que contribui diretamente com a realização dos objetivos da instituição, e mais ainda, para que o sonho de uma vida mais digna para as pessoas com deficiência se concretize. Uma  instituição séria, que trabalha e tem compromisso pela inclusão é reconhecida sobretudo pelas famílias que sabem o quanto a APAE é essencial para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, e também por todos aqueles que tem a sensibilidade de valorizar ações filantrópicas e que contribuem para uma sociedade melhor.
 

Arquivo do blog