WebNet

WebNet

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“Quero Governar o Estado que Ajudei a Construir”

por Paulo Cruz Pereira - Fonte: Blog do Itelvado

A frase acima, dita pela governadora Roseana Sarney, em entrevista no canal de televisão de sua propriedade, causa perplexidade e assusta até, pela enorme franqueza que se manifestou a ilustre entrevistada.

Vendo os dados publicados pelo IBGE no relatório do Plano Nacional de Saneamento Básico – PNSB, divulgado no dia 20.08.2010, pelo Governo Lula, vemos o Estado construído nessa “epopéia” de poder da família de Roseana Sarney. Para não ser demasiado extenso, com a citação de incontáveis números do relatório do Governo Federal, fixei-me apenas num dado: a rede coletora de esgoto sanitário existente no Estado do Maranhão.

Em número de municípios que possuem rede coletora de esgoto no Estado, o Maranhão ocupa o vergonhoso antepenúltimo lugar dos Estados da Federação, à frente apenas do Pará e Piauí.

Apenas 6,5% dos municípios maranhenses possuem rede coletora de esgoto sanitário, e os outros 93,5% dos municípios estão expostos a um verdadeiro esgoto a céu aberto. Dados iguais ou piores de países dizimados por catástrofes naturais ou guerras.

Fazendo as contas, chega-se ao alarmante número de 202 municípios maranhense, dos 217 existentes, sem rede coletora de esgoto sanitário, segundo os dados do IBGE.

Não seria exagero afirmar que o Haiti é aqui!

A situação do Maranhão (6,5%) causa mais assombro ainda quando comparada com as dos outros Estados nordestinos, como Pernambuco (88,1%), Paraíba (73,1%), Bahia (51,%), Alagoas (41,2%), Rio Grande do Norte (35,3%) e Sergipe (34,7%), que ostentam dados infinitas vezes superiores aos do pobre Maranhão.

Mas, a despeito de todos esses dados que doem e constrangem, a governadora Roseana Sarney se orgulha desse estado que ela ajudou a construir em seus 10 anos governando o Maranhão. E quer governá-lo por mais 04 para completar os 14 anos e, quem sabe, ao fim do novo mandato, se orgulhar ainda mais de sua obra.

O pai, José Saney, governou o Maranhão, senador por vários mandatos, Presidente da República. O Irmão de Roseana Sarney, Sarney Filho, deputado perpétuo do Maranhão, foi ministro, vejam só! logo do poderoso Ministério do Meio Ambiente no governo FHC. Ela, a própria Roseana Sarney, deputada federal, senadora e governadora completando 10(dez) anos de mandato. Jamais deixaram de ter o explícito e total apoio do governo federal, fosse ele quem fosse, de Castelo Branco a Lula.

E o Maranhão está onde sempre esteve: ostentando os piores indicadores sociais, crianças morrendo à falta de UTI´s, esgoto a céu aberto em praticamente todo o Estado, o império do patrimonialismo, clientelismo.

Diante de tantos dados que assombram até o mais incrédulo, não seria nenhum exagero dizer, também, que no Maranhão se vive apenas uma democracia formal, homologatória, onde o voto direto, livre (?) – pressuposto indispensável da Democracia, é apenas um detalhe para levar ao culto ao personalismo de integrantes de um núcleo familiar diferenciado.

Arquivo do blog