A deputada Graça Paz (PDT) mostrou forte preocupação, na última quarta-feira (25), na tribuna da Assembléia Legislativa, com o nível dos rios considerados perenes no Maranhão, como o Itapecuru, o Munin (que passa por Chapadinha) e outros.
- O nível destes rios estão baixando com muita rapidez. E agora é que estamos no mês de agosto. Não era pra ser assim- ponderou a parlamentar.
Para a deputada, esta estiagem se agrava também com as queimadas provocadas em várias regiões do estado, o que só contribui para o empobrecimento do solo.
- Não se admite mais que, em plena época da consciência ambiental, se use queimadas para fazer roças. Este tipo de técnica primitiva só tira os nutrientes do solo – afirmou.
As queimadas têm ocupado o noticiário nacional, com registros em todo o país. A deputada lamenta que, além daquelas causadas pela força da natureza, o pior são as queimadas provocadas pelo próprio homem.
Graça Paz apelou para os colegas, governadores e bancada federal a trabalhar mais pela agricultura maranhense.
- Somos um estado agrícola, com terras produtivas, rios perenes, chuva abundante. Mas é preciso que o estado apresentesw as políticas da agricultura, alocando recursos para o setor – cobrou a parlamentar.