WebNet

WebNet

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A inscrição para o PAES 2010 já está disponível

Estudantes interessados no Processo Seletivo de Acesso ao Ensino Superior (PAES 2010) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) já podem se inscrever. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prog), a inscrição e o edital para o vestibular estão disponíveis no site www.vestibular.uema.br até o dia 28 de agosto.

Só poderão se inscrever no processo candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio ou equivalente. Eles disputarão 4.240 vagas: 2.060 para o primeiro semestre de 2010 e 2.180 pra o segundo.

O pretendente à vaga deve preencher, conferir e confirmar o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor de R$75 reais, em qualquer agência ou nos correspondentes bancários, até 31 de agosto no horário de expediente, para ser efetivado no processo. Os candidatos isentos deverão, obrigatoriamente, inscreverem-se, a diferença é que não deverão pagar a taxa para serem confirmados como inscritos.

Após a efetivação da inscrição serão vetadas ao candidato quaisquer alterações de opção de curso, Campus, turno, local de realização da prova ou língua estrangeira. É indispensável o acesso ao manual, no site ou na biblioteca central do campus de São Luís e dos centros do interior, para que o pretendente saiba suas obrigações e direitos.

Os que disputarão vagas ao curso de Formação de OficiaisBombeiro Militar do Estado do Maranhão deverão pagar uma taxa adicional de R$ 30 reais, relativa aos exames médico, odontológico e físico.

A confirmação de inscrição estará disponível no site entre os dias 25 de outubro e 06 de novembro. Deverá ser impressa e adicionada a ela uma foto 3x4. Os candidatos só farão a prova com essa confirmação em mãos.

Na primeira etapa, serão 72 questões objetivas (de marcar) com conteúdo das três séries do ensino médio. Os candidatos não eliminados na primeira etapa, estarão habilitados para a segunda, que terá 16 questões discursivas de 2 matérias especificadas pelo curso e mais a redação.
As provas serão feitas nas seguintes cidades: São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda, Caxias, Bacabal, Balsas, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS
* Sonetos – Cláudio Manoel Costa

* Bom Crioulo – Adolfo Caminha

* Os Sertões – Euclides da Cunha

* Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens – Jean Rousseau (filosofia)
Fonte: Uema

Arquivo do blog