GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Agricultor Vargengrandense Fica em 3º Lugar na I Mostra de Inventos da Agritec/Caxias-MA

Um técnico da Agerp, Francisco das Chagas, 
Jorge Fortes e familiares de Francisco.


O agricultor familiar Francisco das Chagas Rodrigues, natural da comunidade Penteado, município de Vargem Grande, ficou em terceiro lugar na I Mostra de Inventos e Máquinas e Equipamentos para Agricultura Familiar, da AGRITEC 2014 - Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de Novembro em Caxias.

Francisco das Chagas inventou o Ralador de Mandioca com pedal de bicicleta, e recebeu o prêmio de R$ 1.000,00 da organização do evento. O primeiro lugar ficou com Daniel da Silva Feitosa, do município de Peritoró, e seu sistema alternativo de irrigação com garrafas pet. E o segundo com o Capinador de Canteiros de Hortaliças, idealizado por José Renato Aguiar, da cidade de Coelho Neto.


Publicidade



CHAPADINHA - Polícia Prende Suspeito que Teria Baleado Estudante

Imagem meramente ilustrativa

Na tarde desta terça-feira (25) o delegado Renato Fernandes, ouviu o jovem suspeito de ter atirado no estudante Rafael Cortes, na noite desta segunda-feira (24), em Chapadinha.

O Delegado disse ao Blog do Foguinho, que o jovem reconheceu o assaltante e por isso ele deve ter atirado no estudante. O suspeito mesmo sendo reconhecido, negou que tenha cometido o assalto.

Rafael Cortes passou por uma cirurgia e retirou a bala que tinha ficado alojada. O jovem passa bem.


Publicidade



POSTOS CHAPADINHA - Economia e Qualidade em Todos os Serviços!!!


Informe Publicitário
*Extraído do Blog CN1

No Posto Chapadinha I - localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida - Centro, além de abastecer seu veículo com combustível e lubrificantes de qualidade superior, você vai encontrar Hotel, Lanchonete, Peças, Serviços completo de Alinhamento e Balanceamento, realizados por profissionais capacitados.


Nos Postos Chapadinha 1 e 2, além de economia,você terá preços acessíveis e um bom atendimento pra você e seu carro.

O Posto Chapadinha II - está localizado na avenida Raimundo Oliveira - bairro Areal (próx. ao Centro de Saúde Benú Mendes)









CHAPADINHA - Polícia Civil Desarticula Quadrilha que Tomou Diversas Motos em Assaltos



Sob o comando do delegado Renato Fernandes (foto), responsável pelo o 2º Distrito e Agentes da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, na manhã desta segunda-feira (24), foi desarticulada uma quadrilha que atuava na prática de roubo e assaltos a mão a armada em Chapadinha.

Ao todos são 05 integrantes, que tomaram de assaltos praticamente 08 motocicletas nas ruas da cidade. Todos serão apresentados na manhã desta quarta-feira (26) na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para que sejam autuados na prática de roubo e assaltos a mão armada.

Os cincos confessaram os crimes.

*As informações são do Blog do Foguinho


Publicidade

Av.: Pres. Vargas - Centro (Frente ao IBGE)
(98) 3471-1958 / 98281-5533 / 99193-9180


Secretário de Segurança Recebe Visita do Futuro Titular da Pasta, Delegado Jefferson Portela


O secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, recebeu a visita do futuro titular da pasta, delegado Jefferson Portela. O encontro, que ocorreu na manhã desta terça-feira (25), na sede da secretaria, consistiu em uma reunião técnica de transição da Polícia Civil, com todos os chefes de unidades, que compareceram para fazer contato direto com quem exerce atualmente os cargos. Na ocasião, os futuros dirigentes foram apresentados ao atual secretário.

Marcos Affonso destacou o trabalho desenvolvido à frente da pasta e expôs e conforme orientação da Casa Civil repassou as informações que foram solicitadas pela equipe de transição do futuro comando da Segurança Pública.

Jefferson Portela destacou que a recepção foi muito agradável. “O encontro foi totalmente harmônico. A reunião de transição foi muito tranquila, reflexo de uma sintonia completa”, frisou.



Publicidade



Nildinha Teles Participa em SL do Lançamento Oficial de Campanha Promovida pela Secretaria da Mulher


A secretária municipal da Mulher de Chapadinha, Nildinha Teles, participa na manhã desta terça-feira, dia 25 de novembro, da solenidade de lançamento oficial da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A abertura foi realizada no Auditório do Palacio Henrique de La Roque - bairro Calhau, na capital São Luís. O evento conta com a participação de gestoras de alguns municípios, promotoras, delegadas, juízes e Defensoria do Estado.


A campanha acontece, todos os anos, de 25 de Novembro (Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres) a 10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Neste ano de 2014, a Secretaria de Estado da Mulher adotou o tema “Eu Escolho Viver Sem Violência” e propõe que a sociedade maranhense demonstre sua intolerância em relação a qualquer forma de violência de gênero.


Durante a campanha, os organismos municipais de políticas para as mulheres e os movimentos organizados de mulheres realizam suas programações com palestras, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, utilizando material educativo fornecido pela Secretaria de Estado da Mulher.


SAIBA MAIS

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.


Publicidade



Pepino de 10kg é Encontrado na Zona Rural de Vargem Grande



Um pepino de aproximadamente 10 quilos e tamanho gigante foi encontrado no povoado Piqui da Rampa, zona rural de Vargem Grande, há cerca de 14 quilômetros da sede.

O pepino foi cultivado em uma das roças do povoado - povoado esse que é exemplo de organização e serve de modelo para todas as associações - e foi colhido na última quinta-feira (20).

Por mais que pareça estranho, frutas e legumes gingantes é algo mais normal do que se imagina. Temos vários exemplos no Brasil e em todo mundo. Mas, uma coisa é certa, vai ter salada até o final do ano que vem.


Publicidade



CHAPADINHA - Aldy Saraiva Pede Demissão do IPC


Segundo informa o Blog do Alexandre Pinheiro, na manhã desta terça-feira (25), o ex-vereador Aldy Saraiva pediu demissão da direção do Instituto de Previdência de Chapadinha (IPC). Ainda de acordo com a publicação, Aldy entregou seu pedido de demissão por escrito ao secretário Ilmar Mota (administração) durante uma reunião do Conselho de Previdência do Município.


CHAPADINHA - Jovem Estudante é Baleado Após Ter a Moto Levada de Assalto

Imagem meramente ilustrativa


Na noite desta segunda-feira (24), por volta das 22h, mais um assalto foi registrado em Chapadinha, dessa vez no centro da cidade, na Rua Sebastião Almeida, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

Projetil retirado do corpo de Rafael. 

De acordo com informações repassadas ao Blog (do Alexandre Cunha), o estudante Rafael Costa Roldan, 19 anos, estava encostado na moto conversando com uma garota na rua citada acima, momento em que foi abordado por dois elementos em uma moto, que anunciaram o assalto, Rafael não teria reagido e entregou a moto, uma Fan de cor preta,  para os dois assaltantes, mesmo assim os bandidos efetuaram o disparo que acertou abaixo do umbigo de Rafael.

A vítima foi levado para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde recebeu atendimento médico e passou por cirurgia para a retirada do projétil. Ele não corre risco de morte. A família procurou a delegacia e comunicou o fato a polícia.

Rafael (foto Arquivo Pessoal/Facebook) é filho do casal Sandra e Rafael. 


Publicidade




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CHAPADINHA - Docente da UFMA Diz que é Vítima de Homofobia e Já Sofreu Ameaças de Alunos

Professor universitário Glécio Machado Siqueira, 36, está sendo vítima de homofobia praticada por três alunos da UFMA
Professor universitário Glécio Machado Siqueira, 36, está sendo 
vítima de homofobia praticada por três alunos da UFMA

Por: Aliny Gama - Do UOL, de Maceió

O professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Glécio Machado Siqueira, 36, afirma que é vítima de homofobia praticada por três alunos dentro do campus de ciências agrárias e ambientais, localizado no município de Chapadinha (a 246km de São Luís).

Recém-contratado, o professor relatou que desde o início do ano letivo vem sofrendo insultos e agressões verbais praticados por três alunos dentro e fora de sala de aula.

De acordo com Siqueira, os atos homofóbicos já chegaram a prejudicar o conteúdo em sala de aula. "Me chamam de bicha, de gay, e outras agressões verbais impublicáveis. Eu não revido, pois me mantenho superior a isso tudo, mas me entristece demais. A minha tristeza foi convertida em luta pelos direitos humanos. Por várias vezes, tive de me retirar da sala de aula porque um aluno-chave começou a ler meu curriculum em sala de aula e dizer que eu não era capacitado por conta da homossexualidade", disse o professor.

Em outro episódio, um aluno viu que o professor estava no banheiro e entrou para agredi-lo. "Ele começou a falar palavrões e chutar as portas. Comuniquei o fato à direção e me sugeriram passar a usar o banheiro feminino. É muita humilhação, pois sou um profissional e mereço respeito", reclamou.


Segundo o professor, o caso foi comunicado à coordenação do campus, a reitoria e a ouvidoria da UFMA, porém nada foi feito. O professor também comunicou o problema ao MEC (Ministério da Educação). Procurada pela reportagem, a UFMA informou que não foi aberta nenhuma reclamação sobre o caso até a tarde da última sexta-feira (21) e que não vai se posicionar sobre o assunto.

"Comuniquei aos setores responsáveis na universidade e também ao MEC e recebi o silêncio como resposta. Os insultos só vêm aumentando e eu me sinto sozinho, pois não recebi nenhum apoio da universidade. O que me fortalece são alunos que repudiam estes atos de homofobia e estão me apoiando. Integrantes do DCE [diretório central estudantil] já presenciaram essas agressões, se reuniram e fizeram um abaixo-assinado repudiando os atos homofóbicos", afirma Siqueira.

O professor contou que tanto ele quanto os demais alunos já receberam ameaças de morte feitas pelos três alunos.
OAB denuncia caso

Siqueira tem dois pós-doutorados e foi chamado este ano em um concurso da UFMA para o campus de ciências agrárias e ambientais. Ele ministra aulas de física e biofísica para 200 estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola, Biologia e Zootecnia.

Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MA (Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão) esteve em Chapadinha para denunciar o caso à polícia. O professor informou que vai ingressar com ação na Justiça.

O presidente da comissão OAB, Thiago Viana, destacou que a UFMA não possui um estatuto prevendo punições para alunos que comentam algum ato infracional. "Hoje existe apenas regimento para punição de professores, mas para alunos não. Não se tem como abrir um procedimento investigatório administrativo, porque não existe regimento disciplinar para alunos, e essa certeza da impunidade acarreta na ocorrência de atos de homofobia e até racismo", disse Viana.

Ele também afirmou que a OAB está acompanhando o caso e que iniciou nesta segunda-feira (24) ações para combater atos homofóbicos dentro da UFMA, com a realização de palestras e distribuição de panfletos.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Motociclista Morre ao Colidir com Caminhão


Na madrugada do último domingo (23) um motociclista identificado como Carlos Magno de Araújo Silva, de 38 anos, morreu após bater na traseira de um caminhão, na BR 222, próximo ao bairro Soldadinho - em Vargem Grande.

Segundo informações repassadas pela Polícia Civil ao blog Presidente Vargas Transparente, houve primeiro um acidente de dois motoqueiro no local, quando o motorista de um caminhão - ainda não identificado, parou para verificar o acidente, sem sinalizar que ia parar; foi quando Carlos Magno bateu violentamente contra a carroceria, e morreu na hora.


Publicidade



Márcia Gomes x Ir. Carlos: Registradas Chapas para Eleição de Nova Mesa Diretora da Câmara de Chapadinha


Na sessão ordinária desta segunda-feira (24) da Câmara Municipal de Chapadinha, foi realizado o registro das duas chapas que concorrerão às eleições para nova Mesa Diretora.

As chapas registradas ficaram da seguinte forma:

Governo: Unidos venceremos.

Presidente: Márcia Gomes
Vice- presidente: Francisca Aguiar
1º Secretário: Leví Mota (Muricí)
2º Secretário: Raimundinha
3º Secretário: Toinho Marinheiro
4º Secretário: Antonio Odilon

Oposição: Parlamento Independente

Presidente: Irmão Carlos
Vice- presidente: Missecley Araújo
1º Secretário: Eduardo Braga
2º Secretário: Nonato Baleco
3º Secretário: Eduardo Sá
4º Secretário: Marcelo Meneses

A eleição para a escolha da nova mesa diretora para o biênio 2015-2016, acontece no próximo dia 15 de dezembro.

*Com informações do Blog do Foguinho


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Realiza 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nesta terça-feira (25) a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico.

O evento, que acontece no auditório da Prefeitura, tem como objetivo de subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A Conferência é aberta a todos os segmentos da sociedade e objetiva construir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) a respeito dos quatro eixos do saneamento básico: Abastecimento de Água; Rede de Esgoto; Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos e Drenagem e, Manejo das Águas Pluviais Urbanas.

Secom/PMC

Publicidade



VARGEM GRANDE - Posto de Combustível Foi Assaltado no Domingo (23)


O posto de combustível Alvorada 2, filial do grupo Alvorada, que fica na Avenida Castelo Branco, na cidade de Vargem Grande, foi alvo de bandidos no início da tarde do último domingo (23), por volta das 13h30.

Segundo o frentista, um dos bandidos ficou na moto enquanto o comparsa pegou o dinheiro do caixa. Durante toda a ação os suspeito não tiraram o capacete e fugiram em direção a BR 222 - no sentido povoado Paulica.

A polícia foi acionada.



VARGEM GRANDE - Preso em Flagrante Homem que Furtou Máquina de Lavar Roupa


Os Guardas Municipais Sérgio, Gutierrez e Gledison prenderam na tarde do último sábado (22), Raimundo F. Costa, de 25 anos, acusado de furtar com a "maior cara de pau" uma máquina de lavar roupa na loja Novo Mundo, localizado na rua São Sebastião - Centro, na cidade de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha.

Os agentes patrulhavam a Rua São Sebastião, quando viram um homem correndo com a máquina (de lavar roupa) na cabeça, isso mesmo, você não leu errado. Era uma máquina de lavar na cabeça. Os três agentes perseguiram o ladrão "cara de pau" e o prenderam em flagrante.

O caso foi registrado como furto na Delegacia de Polícia de Vargem Grande. Raimundo já tinha passagens pela polícia. A máquina foi recuperada e devolvida à loja Novo Mundo.



Publicidade



Arquivo do blog