No primeiro momento, serão beneficiadas 1.027 famílias em assentamentos nos municípios de Barreirinhas e Paulino Neves |
O Governo do Maranhão assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de garantir crédito para trabalhadores e trabalhadoras rurais assentados da reforma agrária no Maranhão.
A ação, intermediada pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), foi realizada na segunda-feira (1º). No acordo, foi debatido o pagamento do Crédito de Instalação para o agricultor familiar morador de assentamentos estaduais.
O Crédito Instalação é o provimento de recursos financeiros, sob a forma de concessão de crédito, aos beneficiários da reforma agrária, visando assegurar a eles os meios necessários para instalação e desenvolvimento inicial e recuperação dos projetos do Programa Nacional de Reforma Agrária.
No Maranhão, serão implantadas as modalidades Fomento e Apoio Mulher nos valores de R$ 3,2 mil e R$ 2,4 mil por família, respectivamente. O recurso era, anteriormente, no Maranhão, destinado apenas aos assentamentos federais.
No primeiro momento, serão beneficiadas 1.027 famílias em assentamentos nos municípios de Barreirinhas e Paulino Neves. “Escolhemos a região dos Lençóis para iniciar esse projeto, por ser o local onde temos a maior quantidade de assentados da reforma agrária no estado”, explicou a presidenta da Agerp, Loroana Santana.
Loroana explicou que o acordo permite a expansão do crédito para assentamento em outras áreas do Maranhão. “Pretendemos expandir o recurso, garantindo a assistência técnica e permitindo que o agricultor familiar se instale de forma digna em sua terra”, afirmou.
publicidade |