Do Portal CN1
'Grãos para produzir, sementes para a construção do Maranhão de Todos Nós'. É com esse intuito que o Governo do Estado, através Sistema SAF (SAF, AGERP, ITERMA), vem executando o programa 'Mais Sementes' em diversas cidades.
Na quinta-feira (14), a cidade de Chapadinha recebeu uma ação do programa, beneficiando as cadeias produtivas desenvolvidas por agricultores e agricultoras familiares da região do Baixo Parnaíba.
Ao todo, foram entregues 74 toneladas de sementes de milho e 28 toneladas de sementes de arroz para 14 cidades da região. "Há três anos, a semente demorava a vir, chegava só em março, quando já não dava mais para plantar. Hoje, as sementes chegam no tempo certo. Em dezembro. Em março a gente já pode colher", nos contou o agricultor familiar de Chapadinha, Alberto da Rosa Souza. Na última semana, ja haviam sido entregues 406 toneladas de sementes para produção.
Durante o ato de entrega das sementes, o superintendente de Articulação Política do Governo do Estado para a região do Baixo Parnaíba, Irmão Gomes, representou o Governador Flávio Dino e o deputado Estadual Levi Pontes.
A atividade aconteceu na CAEMA do município, e contou com a presença do: secretário adjunto de Comercialização da SAF, Chico Sales; do superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Pedro Belo; da diretora de ATER da AGERP, Vera Costa; do coordenador regional da Fetaema, Jonilson do Nascimento; do Gestor regional da Agerp, Givanildo Ramos da Silva; do vice-prefeito de Buriti, Tonho Flora; da presidente do STTR de Chapadinha, Maria Leda Bezerra; além de secretários de agricultura e representantes dos municípios de Água Doce, Anapurus, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria, São Bernardo e Tutóia.
Cisternas Escolares
Também em Chapadinha, foi iniciada hoje a capacitação dos professores da rede municipal de ensino para gestão de recursos hídricos do programa Cisternas Escolares. No município, 15 escolas serão beneficiadas pelo programa.
O programa visa garantir o abastecimento de água das escolas dos municípios do Maranhão. Ao todo, 1.180 escolas serão beneficiadas.
Publicidade