WebNet

WebNet

terça-feira, 8 de agosto de 2017

MA - Governo Adquire 150 Mil Kits para Fortalecimento das Ações de Prevenção à Saúde Bucal nos 30 Municípios do 'Plano Mais IDH'



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), distribuirá 150 mil kits de saúde bucal aos 30 municípios do Plano Mais IDH, plano de governo que tem o objetivo de elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipais (IDMH) nos municípios identificados com as menores taxas no estado.

A aquisição dos kits faz parte das ações da política estadual de saúde bucal, a ‘Mais Saúde Bucal Maranhão’, e tem como principal objetivo incentivar a prevenção de doenças e tratamentos bucais, bem como melhorar os índices de escovação da população.

De acordo com o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES, Allan Patrício, a distribuição é parte da política de fortalecimento da Atenção primária em saúde. “Na pirâmide da saúde, entre os níveis de saúde, os kits estão localizados na Atenção Primária. E direcionando a ação inicialmente a estes municípios que têm maior necessidade, que são os que compõem o Mais IDH, o Governo empodera a saúde bucal nos municípios e alavanca as condições que são precárias nessa área, nestas cidades”, explicou.

A distribuição dos kits aos municípios de maior IDH vem fortalecer outras ações da Secretaria de Estado da Saúde que já são realizadas dentro das Caravanas 'Governo de Todos', onde há palestras e educação bucal, e serão reforçadas também com atividades na região metropolitana de São Luís.

Kits

Os kits são compostos por escova, creme e fio dental. Os itens são distribuídos após a apresentação de uma palestra, que esclarece a população sobre a importância da escovação. Allan Patrício explica que a distribuição do kit não pode acontecer desvinculada da parte educacional da ação, sob prejuízo de o principal objetivo da política não ser alcançado.

A ação será toda executada por nós do Departamento ou pelo município, mediante treinamento do nosso departamento. Em hipótese alguma os kits podem chegar à população sem orientação, pois o que queremos é deixar claro, educá-los sobre qual a importância de eles usarem diariamente a escova de dente e o creme dental”, complementou.

Mais IDH

O Plano Mais IDH é uma das principais ações de políticas públicas idealizadas pelo governador Flávio Dino em seu programa de governo. Os municípios que integram o plano são: Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açu, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Brejo de Areia, Serrano do Maranhão, Amapá do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.



Publicidade



Arquivo do blog