WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Com Inauguração de Frigorífico Inspecionado e Unidade da DPE/MA, Governo Consolida Importantes Ações para o Baixo Parnaíba

Secretários Marcelo Tavares (Casa Civil) e Simplício Araújo (Indústria e Comércio) na entrega do frigorífico Gboi. Foto: Nael Reis/Secap

O Governo do Estado tem importantes ações na região do Baixo Parnaíba, e, nesta terça-feira (22), mais um passo foi dado rumo ao desenvolvimento social e econômico da região. No município de São Bernardo, foi entregue um frigorífico, que é de iniciativa privada, e contou com o apoio do Governo, e gera, além de alimentação de qualidade, emprego e renda. Já em Santa Quitéria, foi inaugurada uma unidade de Atendimento da Defensoria do Estado, como parte do processo de interiorização do órgão.

Inauguração de uma nova unidade da DPE/MA
em Santa Quitéria. Foto: Nael Reis/Secap

O secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, participou das solenidades e destacou a importância das duas inaugurações. “Hoje, em nome do governador Flávio Dino compareci a duas solenidades importantes. Em São Bernardo, para iniciar o funcionamento do Frigorífico Gboi, que mostra a força da iniciativa privada do Baixo Parnaíba e também a colaboração do Governo do Estado para que iniciativas como esta se realizem e possam gerar emprego e renda. E aqui em Santa Quitéria, onde entregamos este importante instrumento de cidadania e que fortalece a interiorização da Defensoria Pública com mais este núcleo”.

O frigorífico G Boi, em São Bernardo, será importante para fortalecer a economia e o setor da agropecuária, já que todo o gado a ser abatido é de origem maranhense. A previsão é que sejam gerados mais de 40 empregos diretos e 230 indiretos, chegando a mais de 300 quando o espaço atingir sua capacidade total de funcionamento.

O papel do governo Flávio Dino tem sido de desenvolver o melhor ambiente possível para que empreendimentos como esse possam realmente ficar de pé e exercer na plenitude seu papel de contribuir com o desenvolvimento do estado. Aqui não só a Secretaria de Indústria e Comércio, mas a Sagrima e a Aged foram primordiais para que este empreendimento estivesse funcionando. Aqui temos a capacidade de abater em torno de 400 gados, para fornecer aqui para a região e com a possível expansão para regiões vizinhas, trazendo qualidade sanitária, geração de emprego, desenvolvimento e é uma nova perspectiva para o consumo de carne animal aqui na região do Baixo Parnaíba”, pontuo o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

A empresa participa do Programa ‘Mais Empresas’, do Governo do Estado, que oferece incentivos fiscais para que empresas possam se instalar e ampliar seus negócios. “E foi usando desse incentivo que o proprietário deste frigorífico teve a coragem, apesar do momento de crise, de investir e ampliar os seus negócios, ampliou tanto que a partir de hoje vai começar a distribuir para toda essa região aqui carne inspecionada, com o selo da Aged”, explicou o secretário de Agricultura, Márcio Honaiser.

Para o dono da G Boi, Elcio de Oliveira, a parceria com a gestão estadual foi fundamental para impulsionar o negócio. “Nós iniciamos esse trabalho aqui há três anos por necessidade de toda essa região do Baixo Parnaíba que ainda não tinha um abate nesse nível. Então, vendo essa necessidade não só da região como de todo o Maranhão, resolvemos fazer este empreendimento e hoje contamos com o apoio do Governo do Estado”, informou o empresário, que terá todos os produtos com inspeção estadual.

Defensoria Pública

Inauguração de uma nova unidade da DPE/MA
em Santa Quitéria. Foto: Nael Reis/Secap

O Núcleo Regional de Santa Quitéria é mais uma unidade, que fará a cobertura a 78 municípios. Além de Santa Quitéria, o novo núcleo beneficiará o município de Milagres do Maranhão, como termo judiciário. O núcleo contará com a atuação do defensor público João Makson Bastos de Oliveira.

O defensor-geral do Estado, Werther Lima, explica que a intenção é que a Defensoria Pública tenha um alcance maior, a cada nova unidade entregue. “Esta é a 36ª unidade da Defensoria Pública, e a intenção é justamente a interiorização, é fazer chegar os serviços do órgão a todos os municípios, esse é o objetivo e a determinação constitucional, até 2022 todas as comarcas terão que estar assistidas pela Defensoria Pública”, relatou o defensor geral.

A implantação da nova unidade de atendimento da Defensoria Estadual em Santa Quitéria obedece a critérios de escolha como locais com maior demanda de serviços, índice de exclusão social e adensamento populacional. O novo espaço conta com uma ampla recepção, um gabinete para defensor público e outro para o servidor administrativo do núcleo, além de dependências para copa-cozinha, área de serviço, banheiros, tudo de acordo com projeto padrão de todos os núcleos da DPE/MA instalados na capital e interior, que se assemelham pela modernidade, segurança, conforto e acessibilidade, voltados a membros, servidores e assistidos da DPE/MA.



Publicidade



Arquivo do blog