A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a população (veja mais abaixo o público a ser vacinado) para o dia "D" da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que acontece durante todo o dia deste próximo sábado (30.Abril).
Nesse primeiro momento acontece somente na sede. A vacinação na zona rural começa a partir da próxima segunda-feira (dia 02 de maio). Os agentes vão levar as doses para as suas respectivas áreas de atuação.
Público a ser vacinado:
A meta é imunizar pessoas dos grupos prioritários, que incluem idosos, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e gestantes.
A vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que imuniza contra os três subtipos do vírus que mais têm maior circulação e potencial de evoluir para quadros graves e até mortes: o influenza A H1N1 e H3N2 e o influenza B.
Quem não pode tomar a vacina?
A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação. Caso a pessoa apresente febre, o ideal é adiar a vacinação até a resolução do quadro para não confundir sintomas com os da gripe.
*Com informações da SECOM/PMC e MS.
Publicidade