WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Chapadinha Sediará Agritec, Representando o Território Baixo Parnaíba

Foto/Divulgação: Gilson Teixeira / Secap

Evento será realizado, também, em CHAPADINHA. O município irá representar o Território Baixo Parnaíba.

Título Original - Governo Divulga Programação da Agritec no Território dos Cocais.


Agricultores familiares do Território dos Cocais terão a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que será realizada em Codó. A abertura oficial do evento será às 9h desta quinta-feira (28), no Parque de Exposição Walter Zaidan, no bairro São Benedito.

A Agritec é uma verdadeira vitrine de oportunidades para o homem do campo, pois é um espaço de capacitação e acesso às novas tecnologias, de modo que ele possa melhorar sua produção quantitativa e qualitativamente. Além disso, haverá atrações musicais, gastronomia, workshop, exposição de animais, promoções e divulgações de produtos oriundos da agricultura familiar, criando espaços para comercialização e fortalecendo a identidade dos grupos produtivos.

Este ano, o governador Flávio Dino determinou que o evento seja realizado em cinco municípios representando os territórios maranhenses: Codó (Território Cocais), Grajaú (Pré-Território do Médio Sertão), Zé Doca (Território Alto Turi e Gurupi), Viana (Território Campos e Lados) e Chapadinha (Território Baixo Parnaíba).

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, a realização da Agritec demonstra que a atenção com a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento sustentável no Maranhão. “Para haver desenvolvimento para todos é fundamental que, no Maranhão, cuidemos da agricultura familiar e do extrativismo, que são o caminho certo para incluir as pessoas no progresso, no desenvolvimento e no crescimento da economia”, afirmou.

Em 2015, durante as edições das Feiras da Agricultura Familiar, foram capacitados cerca de 5 mil agricultores e os eventos tiveram mais de 70 mil visitantes. Foram comercializados cerca de R$ 536 mil e os agricultores ainda tiveram a oportunidade de fechar contratos com instituições financeiras na ordem de R$ 2.034.734,00.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema SAF – composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). O evento também conta com parceria da Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeitura Municipal de Codó e Movimentos Sociais como Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (FETRAF-MA), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Movimento dos Sem Terra (MST).

Programação Técnica

A Agritec dos Cocais terá uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras, oficias e fóruns, todos oferecidos pelo sistema SAF e pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira.

Os agricultores familiares poderão conferir os cursos sobre criação de abelhas na agricultura familiar, extrativismo, gestão de empreendimentos econômicos e solidários, oficinas sobre produção de hortaliças na agricultura familiar, registro das agroindústrias de produtos de origem animal, produção de mudas vegetais, práticas de manejo de ovinos e caprinos, além de palestras sobre mercado institucional como instrumento para o fortalecimento da agricultura familiar e exposições de vitrines tecnológicas e muito mais.


Publicidade



Arquivo do blog