WebNet

WebNet

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Finalistas no "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor" Recebem Visita Técnica

Rômulo Rende e Walter Monteiro, acompanhados da gerente do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, que estiveram visitando os municípios com o objetivo de cumprir a terceira etapa do processo de avaliação, que é a visita técnica, conforme especificado no regulamento da premiação.

Só na região do Baixo Parnaíba, três prefeituras concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: Chapadinha, Urbano Santos e Belágua. Técnicos do Sebrae estão realizando visitas técnicas para verificar in loco os municípios concorrentes.

Lançado em julho de 2015, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma iniciativa que busca reconhecer as melhores iniciativas feitas por prefeitos na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O prêmio está em sua nona edição e os prefeitos tiveram a opção de inscreverem seus projetos escolhendo até duas das oito categorias disponíveis.

Os gestores dos municípios de Chapadinha, Urbano Santos e Belágua concorrem a IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Localizados na região do Baixo Parnaíba, as cidades fazem parte da área de atendimento do Sebrae, através da unidade regional de Chapadinha e durante os dias 15, 16 e 17, receberam os avaliadores do Sebrae.

Nas foto, visitas técnicas em Belágua e Urbano Santos

Rômulo Rende e Walter Monteiro, acompanhados da gerente do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, que estiveram visitando os municípios com o objetivo de cumprir a terceira etapa do processo de avaliação, que é a visita técnica, conforme especificado no regulamento da premiação.

Essa etapa tem como objetivo verificar in loco as informações contidas nos projetos inscritos. “Depois de passar por outras etapas como a habilitação e pré-seleção, a visita técnica busca checar os dados contidos no projeto enviado pelas prefeituras”, disse o avaliador Rômulo Rende.

O município de Urbano Santos, este ano, concorre em duas categorias: Melhor Projeto e de Pequenos Negócios No Campo. Na última edição do prêmio o município venceu a etapa estadual na categoria Pequenos Negócios No Campo com o projeto “Novo Jeito de governar: agricultura, empreendedorismo rural sustentável – a base da economia local”. A prefeita Iracema Vale conta que desde a última edição houve um avanço considerável no projeto. “Nessa edição o nosso projeto destaca a evolução dos campos agrícolas com apoio do governo municipal e parceiros”, disse a gestora, que com apoio de outros parceiros, a prefeitura tem aradado 432 hectares de campos agrícolas, melhorando a produção de cerca de 800 agricultores no município.

Já o município de Belágua concorre pela primeira vez ao prêmio, na categoria Pequenos Negócios No Campo, com o Projeto “Farinha de Belágua”. O foco do projeto é a mandiocultura, tendo em vista que o município tem uma grande vocação na produção de mandioca para fabricação da farinha. Para melhorar a produto, parcerias firmadas com o Sebrae e Senar, capacitaram mais de 200 pessoas. Segundo o prefeito do município, Adalberto Rodrigues, nos últimos anos a produção da mandiocultura só tem aumentado. “Sabemos que o município ainda continua com esse potencial e através de parcerias, principalmente com o Sebrae, conseguimos despertar para a organização dessa vocação produtiva. Nos últimos anos passamos a qualificar os agricultores para que aprendessem a melhorar a produção de farinha e também a negociar a venda dessa produção”, esclareceu o prefeito.

Larissa Leite
Para a gerente da unidade regional do Sebrae, Larissa Leite (foto ao lado), o fato dos municípios concorrerem a premiação e terem sido selecionados nessa etapa do concurso é algo de grande relevância para o desenvolvimento do empreendedorismo local. “Nos sentimos felizes em perceber que o desenvolvimento vem acontecendo na região, tanto que esses municípios resolveram mostrar essas grandes mudanças inscrevendo seus projetos para concorrer ao prêmio, mostrando a potencialidade que os municípios possuem”, disse Larissa.

As próximas etapas consistem no julgamento dos projetos selecionados e por último a premiação, agendada para o dia 30 de março.

Menor IDH

A nona edição do PSPE recebeu inscrição de projetos de municípios incluídos na lista dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Os municípios de Belágua e São João do Sóter, que estão entre os 30 piores no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, tiveram projetos inscritos e avaliados pela comissão técnica de julgamento estadual.

Quanto às categorias de 2016, os participantes puderam se inscrever em Melhor Projeto Estadual – caso o trabalho em questão tivesse alto impacto na economia local e beneficiasse diretamente os pequenos negócios e/ou nos Destaques Temáticos, voltados para a Implementação e Institucionalização da Lei Geral da MPE, Compras Governamentais, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100 (os que possuem mais de 80 mil habitantes, baixa renda e vulnerabilidade socioeconômica) e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O PSPE conta com o apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9 9152-8936
Sebrae – Chapadinha-MA (98) 3471-0741


Publicidade



Arquivo do blog