Nildinha Teles (secretária municipal da Mulher) ao lado de
Laurinda Pinto (secretária de estado da Mulher) no evento
Como fora noticiado aqui no blog, a secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles, representou Chapadinha, participando ativamente da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento que aconteceu no Auditório Central da Univerdade Federal do Maranhão (UFMA) - entre os dias 11 e 13, discutiu a participação das mulheres na formulação das políticas públicas. No encerramento, elegeu-se as delegadas para a Conferência Nacional, que acorrerá em março de 2016. A secretária municipal da Mulher de Chapadinha, Nildinha Telles, e às representantes do movimento feminino Luzia, Carla Polyana Oliveira Leite e Karla Karollyne Lima dos Anjos, foram eleitas delegadas do Poder Público e Sociedade Civil, respectivamente.
A conferência, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher, é uma instância de discussão sobre a maior participação das mulheres na formulação das políticas públicas. Para chegar a esse momento, a SEMU, mobilizou municípios, sensibilizou gestoras e gestores públicos em parceria com as entidades que representam o movimento de mulheres no estado, como o Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres, o Conselho Estadual da Mulher, entre outros.
O tema das conferências deste ano foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” e foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
A IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do MA, encerrou-se no dia 13 de novembro. As deliberações discutidas na conferência serão encaminhadas e debatidas na Conferência Nacional das Mulheres que acontecerá em março de 2016.
Publicidade