WebNet

WebNet

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Feira de Agricultura Familiar Tem Sua Segunda Edição em Chapadinha


Por: Tiago Jansen Magalhães - Assessor Pedagógico da ASA Maranhão

Aconteceu no último sábado (03), a Feira da Agricultura Familiar de Chapadinha-MA. Em sua segunda edição, a feira atraiu um grande público e destacou-se a venda dos produtos trazidos pelos agricultores e agricultoras (Confira um pouco da Feira).

A Feira contou com a exposição de produtos de mais de 20 comunidades rurais, com uma grande variedade de produtos agrícolas, direto do campo. A animação da Feira foi feita pelo grupo de forró pé-de-serra ABC do Forró, organizado pelo Sr. Negão da Bolota (Veja um trecho clicando aqui).

Espaços como esses são de extrema importância para a democratização dos espaços comerciais voltados para a comercialização de produtos da agricultura familiar, pois além de dinamizar e fortalecer a economia local do município, estamos adquirindo produtos onde se conversa diretamente com quem o produziu.

A ASA Maranhão participou de todo o processo organizativo da Feira, e avalia que espaços como estes devem ser replicados por todo o estado do Maranhão, pois fortalece a competitividade e o modelo de agricultura.

A ASA propõe para o município de Chapadinha a realização de duas Feiras Municipal de Agricultura Familiar, a cada 6 meses. Mas precisamos fortalecer a ideia nos bairros e fazer o trabalho de base com as famílias, no processo de conscientização, onde, comprar da agricultura familiar é melhor, pois a oferta de alimentos saudáveis, produzidos sem grandes impactos ao meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos é incomparavelmente melhor. Neste sentido, propõe-se a realização das Feirinhas da Agricultura nos bairros de Chapadinha, onde mensalmente se realizaria uma feira em um bairro diferente.


Publicidade



Arquivo do blog