WebNet

WebNet

terça-feira, 23 de junho de 2015

Sancionada a Lei de Aprovação do Plano Municipal de Educação em Chapadinha


A prefeita Ducilene Belezinha sancionou na manhã desta segunda-feira (22), em seu gabinete, o Plano Municipal de Educação (PME). A assinatura do documento aconteceu com a presença da secretária de educação, Maria Coelho, e servidores da secretaria. Mais uma vez o município se destaca na qualidade do ensino público e conclui o Plano antes do prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Plano é a garantia da construção de um documento democrático, que delineará as diretrizes para a Educação em Chapadinha pelos próximos dez anos, dando o norte a seguir em busca pela melhoria do processo educacional de nossas crianças e adolescentes, assim como também evolução nas questões relacionadas a formação dos professores, infraestrutura de ensino, estratégias educacionais, etc. 

Além de tratar da educação infantil, o plano abrange o ensino médio e superior, porque teve o cuidado de tratar todas as etapas do ensino em funcionamento hoje no município. “Não é que o município tem responsabilidade com o ensino médio, superior, mas aqui não trata de um plano de governo, é um plano de município. E tudo aquilo que está no entorno, está dentro do município e por isso tem que ser tratado no plano municipal de educação” – acrescentou a secretaria de educação, Maria Coelho.


A sanção do Plano Municipal de Educação de Chapadinha acontece logo após o Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu na Bahia, e contou com a participação da equipe de educação de Chapadinha, acompanhadas da prefeita Ducilene Belezinha. “A prefeita estar presente junto com sua equipe, significa o interesse que ela tem de saber, de conhecer e buscar resoluções para os nossos problemas e mais conhecimento para que se faça uma educação cada vez melhor. O que acabou sendo muito elogiado por outros municípios” – frisou Maria Coelho. Dos quase seis mil municípios brasileiros, Chapadinha está entre os mil que sancionou o plano.

O documento apresenta metas e estratégias em consonância com o Plano Nacional de Educação e alinhado com o Plano Estadual de Educação. Dentre as ações contidas no texto muitas já estão sendo executadas pelo poder executivo. Apesar das dificuldades que o país enfrenta com a contenção de recursos, Chapadinha está tocando em frente com construção de creches, quadras poliesportivas, reformas e ampliações para melhorar o atendimento educacional, é o que destaca a secretária Maria Coelho.

A educação infantil tem hoje os mobiliários adequados para sua idade (tanto na sede como zona rural), com jogos pedagógicos, entrega de livros. Tudo isso o Plano Municipal contempla, todas essas situações de reforma das escolas, de ampliação, de mobiliário adequado, de material pedagógico. Então, muita coisa já estamos cumprindo, não vamos ainda deixar entrar em vigor a partir de hoje para cumprir, já estamos cumprindo essas metas, desenvolvendo essas estratégicas, para que atinjamos a maior meta, que é a educação de qualidade para todos” – afirmou a secretária.

Chapadinha está vivendo um momento especial, o PME é uma vitória para a educação no município. É mais uma etapa cumprida. Muito do que está no plano, como frisou a secretária, já estamos executamos nas escolas, na realidade do dia a dia, mas ainda tem muito mais a ser feito. Estamos confiantes de que o documento atende as necessidades dos nossos estudantes” – declarou a prefeita Belezinha.

O PLANO

O documento foi construído coletivamente com todos os segmentos representativos da comunidade e com todos os representantes escolares, tanto na zona urbana quanto rural. Analisando os indicadores e estabelecendo metas que vão ao encontro das metas do Plano Nacional de Educação.

O PME não é somente da Rede Municipal de Ensino, mas um plano que abrange todos os setores da educação no município. Portanto, o documento estabelece diretrizes e metas para educação básica e educação superior no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.



Publicidade



Arquivo do blog