Allan Monteles, secretário municipal de Saúde
Nos próximos dias a população chapadinhense vai poder contar com dois locais para realização dos exames de Raio X. Quem deu a boa notícia foi o secretário municipal de Saúde, Allan Montelles, na manhã desta sexta-feira (6).
Um aparelho já está em fase de instalação no Benu Mendes. O equipamento, que já era do município, não estava em uso, por apresentar defeitos técnicos, mas agora, o problema já foi resolvido e vai funcionar no Benu Mendes.
“O equipamento estava parado por defeitos técnicos. Corremos atrás e após o processo de licitação, o conserto foi feito. E agora vamos instalar o aparelho aqui no Benu Mendes. Todo esse processo é demorado, por causa da burocracia, mas graças ao empenho da prefeita Belezinha o trabalho será realizado”, informou o secretário.
O outro aparelho, que funciona no HAPA e era alugado, vai ser substituído por um outro, que será adquirido por meio de uma emenda parlamentar.
“Com esses dois aparelhos funcionando, vamos cumprir nossa meta em desafogar o atendimento no HAPA. No hospital serão feitos os serviços de urgência e emergência e no Benu Mundes os atendimentos diversos. A população vai poder contar com duas opções de tratamento”, disse o secretário.
Por mês, a média de Raio X realizado no município é de 1.500 exames e isso sobrecarrega o sistema, por isso a descentralização deve ser feita, para prestar um melhor atendimento aos pacientes. E essa medida também proporciona maior durabilidade dos equipamentos.
“Durante esse processo de mudança a população não fica desassistida. Nós terceirizamos uma clínica, aqui na cidade, para realizar os exames de urgência e emergência. O aparelho, aqui no Benu Mendes, já deve ser instalado, só estamos esperando o técnico chegar. Nossa equipe já está preparada para realizar os serviços aqui”, disse o secretário.
E o trabalho vai além, após uma avaliação técnica, o Centro de Saúde Benu Mendes deve passar para Centro de Especialidades Benu Mendes, pois na unidade já são oferecidos serviços de várias especialidades e a medida visa, também, o programa do Governo Federal “Mais Especialidades” e, assim, pleitear mais profissionais pra cidade para equipar ainda mais a saúde no município.
Suzenne Costa - SECOM
Publicidade