Foi realizado nesta terça-feira (11) no auditório da prefeitura de Chapadinha a terceira audiência pública que discute o Macrozoneamento Ecológico e Econômico (MACROZEE) do Maranhão. O evento já havia sido realizado em Balsas e Imperatriz. O MACROZEE que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e executado pela Embrapa é um instrumento usado para fazer o reconhecimento territorial e econômico do estado, tanto na área da produção, industrial e logístico, quanto nas áreas sociais e ambientais.
A Audiência Pública contou com a participação do Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado, Marco Aurélio de Sousa Martins, do pesquisador da Embrapa e Supervisor de projetos da MACROZEE-MA, Luiz Eduardo Vicente, da Prefeita Ducilene Belezinha, Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, da Comissão estadual do MACROZEE e o Comitê Técnico Cientifico, entidades representativas e sociedade civil.
"O objetivo do encontro, segundo o técnico da Embrapa Luiz Eduardo Vicente, é a participação efetiva da sociedade. As opiniões tiradas do debate são copiladas ao relatório final que vai ser entregue até o final de março. A parti daí o governo do estado do Maranhão vai implementar, de acordo com os dados fornecidos, ações de forma efetiva em cada região” – disse ele. “Hoje sabemos o quanto tem de silvicultura e pastagem no estado do maranhão, graças ao mapeamento realizado pela EMBRAPA, em parceria com a SEPLAN. Mas isso tem que ser usado” – completou.
Durante a Audiência foram apresentados as macro zonas, que são o resultado final juntamente com diretrizes e cenários, através de mapas efetivos que mostram vocação da aptidão de determinadas áreas para determinados tipos de cultura. Ao final foi realizado debate, onde todos puderam expor suas ideias e tirar dúvidas sobre o MACROZEE.
“Esse encontro mostra que o governo federal e estadual estão preocupados com os municípios, trazendo novas ferramentas que estão sendo disponibilizadas para o melhor planejamento das ações, tanto do poder público como os de iniciativa privada” – finalizou Carlos Borromeu, secretário municipal de Agricultura de Chapadinha.
São Luís será o último município a receber a audiência, que será realizada dia 13 de março.
Ascom/PMC
Fotos - Kim Pereira
PUBLICIDADE