WebNet

WebNet

segunda-feira, 10 de março de 2014

CHAPADINHA - Acontece Nesta Segunda (10) o Dia "D" de Vacinação Contra o HPV


Durante todo o dia desta segunda-feira (10) a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia “D de Vacinação Contra o HPV” nas escolas públicas e privadas do município. A campanha que está sendo realizada nacionalmente contra o Papiloma vírus humano (principal causador do câncer de colo do útero) é destinada a meninas com idade de 11 a 13 anos.


A ação tem apoio do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NMES) e do Ministério da Saúde além das escolas os postos de Saúde também estarão vacinando. A campanha segue durante todo o mês.

Confira a relação das escolas que recebem hoje a equipe de imunização:

Escola "O Pequeno Príncipe"
CAIC
U.I. Amelia Mendes Ferreira
U.I. Oliveira Roma
U.I. Isaías Fortes
Colégio FAC ((reunião com os pais às 08h30)
Colégio Batista (reunião com os pais às 17h)

A vacina é injetável e será ministrada em três doses, sendo a primeira em março, a segunda no mês de setembro e a última, num intervalo de cinco anos. Quem fizer o esquema vacinal completo estará protegido, mas o Ministério da Saúde alerta que a proteção contra a infecção pelo HPV se complementa com o uso de preservativo nas relações sexuais.

SAIBA MAIS

O HPV é o principal responsável pelo câncer no colo do útero em mulheres na idade reprodutiva. É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre a população feminina e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

POR QUE VACINAR NA ADOLESCÊNCIA?

Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a adolescente não precisa estar com a vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger.

O câncer de colo do útero é uma doença grave e que pode ser uma ameaça à vida. Por isso, se você tem entre 25 a 64 anos faça os exames preventivos. E se sua filha tem entre 11 a 13 anos deve ser vacinada contra o HPV. Desta forma, estaremos contribuindo para a prevenção desta doença que é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Ascom/PMC - Com informações do Ministério da Saúde


PUBLICIDADE



Arquivo do blog