Do: Blog do Foguinho
O secretário municipal de Assistência Social, Paiva, realizou na noite desta segunda-feira (27) uma reunião com 50 pessoas que estão trabalhando nas inscrições e organização da 1ª etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, onde serão entregues mil unidades habitacionais em Chapadinha.
Paiva disse que a Prefeita Ducilene Belezinha decidiu não fazer o cadastro online, e sim escrito e presencial, mesmo sabendo que vai aumentar o trabalho de inscrição, mas isso vai garantir a segurança e transparência no cadastro, evitando que pessoas que não moram em Chapadinha ou que não esteja dentro dos requisitos da Caixa Econômica fazer o cadastro, como aconteceu no ano passado, e tirou a vez das pessoas humildes de garantir a moradia própria.
As inscrições estão sendo feitas em 05 (cinco) pontos localizados, sendo na Secretaria de Assistência Social, no Bairro Areal onde funcionava o antigo CRAS, no CRAS do Bairro Campo Velho, no CRAS do Bairro Vila Isamara e no Auditório da Prefeitura.
Paiva disse que em cada local desses citados, haverá uma equipe de 08 pessoas para atender a população, com uma observação , o auditório da Prefeitura será para prioridade, como, deficientes, gestantes, idosos, mulher com criança de colo e outros.
A grande novidade deste ano, é que haverá uma parceria com os ACS ( Agente Comunitário de Saúde), que vai localizar pessoas em área de risco e vulnerabilidade. Com isso, trazer para os locais de inscrições garantindo a oportunidade da moradia digna.
A Secretaria vai disponibilizar de Assistente Social para ir a todas as residências dos inscritos e realizar uma triagem para saber se realmente a pessoa está dentro dos padrões do Programa Minha Casa Minha vida.
Após a inscrição o Programa vai disponibilizar um link para que o inscrito possa olhar seu cadastro e observar se teve algum erro ou falta de informação para que possa corrigir a tempo, ex: Nome errado ou data de nascimento errada.
No momento da inscrição não se esqueça de levar o CPF, a Identidade (RG), Comprovante de endereço e o Título de eleitor, esse são os documentos necessário para se inscrever no programa.
O secretário Paiva finalizou dizendo que a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Chapadinha, estão trabalhando em parceria para garantir a maior transparência nestas inscrições evitando qualquer tipo de fraude.
O representante da empresa responsável pela inscrição e pelo sorteio eletrônico das casas, Ciro Nolasco, parabenizou a prefeita e o Secretário, por está fazendo algo diferente com a inscrição olho no olho, que vai durar um tempo a mais, mas isto vai garantir a transparência e uma inscrição justa com todos os beneficiários. Esta triagem se torna uma pré-seleção, se tornando algo interessante, disse Ciro.
A inscrição vai durar em torno de 20 dias e a Prefeitura vai ter um tempo de 15 dias para fazer toda avaliação dos inscritos e realizar o sorteio.
Logo após o sorteio será o cadastramento para que a pessoa possa comprovar as informações colocadas na inscrição, sendo que se a pessoa for deficiente terá que comprovar a deficiência, se for idoso vai ter que comprovar que é idoso e muito mais.
Logo após a Prefeitura vai realizar os dossiês, a Caixa vai avaliar esses dossiês e em seguida serão feito os contratos e logo após a Prefeitura vai programar a data de entrega das chaves para os contemplados.
Serão inscritos 1.500 pessoas (Mil e quinhentas pessoas), sendo 1.000 avaliados e 500 na suplência.
Disse o Ciro Nolasco, representante da empresa responsável pela inscrição do Programa Minha Casa Minha Vida em Chapadinha.