A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, iniciou estudo técnico para implantação do sistema de Educação em Tempo Integral na escola já em 2013.
A escola precisará passar por algumas alterações físicas, bem como implementar um sistema de seleção do público estudantil, haja vista a modalidade específica de ensino, o que exige seletividade, especialização e adequação idade-série.
Além disso, o quadro docente precisará envolver-se no processo, seja no conjunto das decisões, seja na formação específica para esta modalidade educacional.
O Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) tem apresentado as condições físicas mais favoráveis à implantação do sistema de Educação em Tempo Integral devido à sua distribuição em dois pavilhões, localização geográfica central e experiência com o Programa Mais Educação até o ano passado (2011).
O CE Dr. Otávio Vieira Passos tem, ainda, a seu favor, três itens que se destacam em meio às demais escolas da cidade e da Regional:
O CE Dr. Otávio Vieira Passos tem, ainda, a seu favor, três itens que se destacam em meio às demais escolas da cidade e da Regional:
- Biblioteca bem estruturada;
- Laboratório de informática em bom estado de conservação e em pleno funcionamento;
- Sala de vídeo equipada e disponível.
Como a escola está estruturada em dois pavilhões, o do lado direito será destinado às aulas, enquanto que o outro para oficinas e atividades pedagógico-culturais.
A implantação desta modalidade educacional, no Colégio Bandeirantes, praticamente não terá custos para adaptação, fator preponderante para a escolha da escola.
A professora Leonília Gomes (Leó), gestora geral, demonstrou boa aceitação da proposta e já iniciou o levantamento de dados técnicos para a implementação da proposta.
O projeto encontra coerência com a proposta do novo secretário estadual de educação, Dr. Pedro Fernandes que, além da Escola em Tempo Integral, pretende implementar escolas de referência nas regionais (na URE de Chapadinha, a escola de referência que está em estudo técnico é o CE Raimundo Araújo, gerenciada pelo professor Faria). Sobre a escola de referência, falaremos em outra postagem.
Esperamos que, com as iniciativas de Escola em Tempo Integral e escola de referência, com o apoio da Unidade Regional de Educação, os indicadores educacionais de nossa região possam melhorar e que venham a alavancar os indicadores sociais.
O projeto encontra coerência com a proposta do novo secretário estadual de educação, Dr. Pedro Fernandes que, além da Escola em Tempo Integral, pretende implementar escolas de referência nas regionais (na URE de Chapadinha, a escola de referência que está em estudo técnico é o CE Raimundo Araújo, gerenciada pelo professor Faria). Sobre a escola de referência, falaremos em outra postagem.
Esperamos que, com as iniciativas de Escola em Tempo Integral e escola de referência, com o apoio da Unidade Regional de Educação, os indicadores educacionais de nossa região possam melhorar e que venham a alavancar os indicadores sociais.