WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de junho de 2012

42ª Zona Eleitoral Realiza Reuniao com Partidos Políticos de Chapadinha e Mata Roma


Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Foi realizada nesta terça-feira (26), no auditório Ministro Edson Carvalho Vidigal, reunião com representantes dos partidos políticos dos municípios de Chapadinha e Mata Roma que compõem a 42ª Zona Eleitoral.


De acordo com juiz eleitoral, Cristiano Simas (foto ao lado), o objetivo do encontro foi para tratar de temas relacionados às Convenções Partidárias, Registro de Candidaturas e informações sobre o sistema Candex (módulo externo do sistema de candidaturas), que será utilizado obrigatoriamente pelos candidatos, partidos políticos e coligações e o funcionamento do cartório eleitoral que foi estabelecida por portaria, o horário de funcionamento no período de 01 a 05 de julho das 08h00 às 19h00. “O funcionamento do Cartório Eleitoral pela norma regulamentada do T.R.E é de 08h00 às 14h15, no período compreendido entre 1º e 05 de julho eu baixei uma Portaria aumentando o período do funcionamento, e ele irá funcionar das 08h00 às 19h00”,afirmou o Juiz Cristiano Simas que também explanou outros assuntos pertinentes as eleições, tais como; denúncias eleitorais, respeito aos funcionários do cartório eleitoral, prazos, o papel da imprensa nas eleições, identificação das seções problemáticas em Mata Roma e Chapadinha, atendimento aos candidatos e representantes partidários e propaganda eleitoral.


O promotor eleitoral Douglas Nojosa (foto ao lado) falou sobre o processo que segundo ele tem várias fases que precisam ser bem acompanhadas pelos assessores, advogados, candidatos e dirigentes partidários. Segundo o promotor, a Justiça Eleitoral está cada vez mais exigente nas formalidades que devem ser obrigatoriamente observada. “Por exemplo os recursos eleitorais que não podem ser realizadas de forma nenhuma, sem passar por uma conta que tem que ser aberta pelo candidato. O candidato não pode sair fazendo despesas, sem ter como justificar como conseguiu os recursos e a origem”, frisou Douglas Nojosa.


Ainda segundo o promotor eleitoral, toda eleição precisa de fiscalização recíprocas de ambos os lados. “Os principais fiscais são os próprios candidatos, partidos políticos e o eleitor que deve zelar para que não seja cometido abuso por qualquer candidato e o Ministério Público ao lado da Justiça Eleitoral, está pronta para receber qualquer informação de irregularidade de desvio ou de abuso, apurando esses fatos e levando a Justiça Eleitoral para aplicação de alguma sansão, multa ou até uma impugnação de candidatura, o que tá previsto na legislação eleitoral”, concluiu o Promotor Eleitoral.   

Arquivo do blog