WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Magalhães de Almeida e Paulino Neves estão entre os municípios que decretaram estado de emergência por causa da estiagem

Onze municípios maranhenses já decretaram estado de emergência por causa da estiagem, ou seja, pela falta de chuva: é o que alerta a Secretaria de Estado de Agricultura, Pe-cuária e Pesca (Sagrima) – leia mais sobre o assunto na reportagem de O Estado desta terça-feira (22). São os municípios: Afonso Cunha, Amarante do Maranhão, Bacuri, Governador Archer, Guimarães, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Mirinzal, Paraibano, Paulino Neves e Santa Helena. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Maranhão, outros dois municípios sofrem com a estiagem: Parnarama e Tuntum.


O baixo índice pluviométrico em regiões reflete no tempo seco. Nas últimas 24h, por exemplo, segundo observações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os menores índices de umidade relativa do ar foram registrados nos municípios de Zé Doca (38%), Caxias (67%) e São Luís (69%). Ambos os municípios registram umidade relativa do ar acima do aceitável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.


Resumido. Leia na íntegra no Portal iMirante


Arquivo do blog