WebNet

WebNet

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cáritas Ajuda Comunidade de Catadores de Materiais Recicláveis


Óseas Filho - o Manin
Os membros da Cáritas da Diocese do Baixo Parnaíba: Oséas Filho (Manin) vice-presidente; Francisco Paiva, Coordenador; juntamente com Zezinho Lima, secretário municipal do Trabalho (SINE); José Carlos, da Pastoral Familiar; Juvenal Neres, Articulador social e uma equipe técnica da Cáritas de São Luís estiveram reunidos no povoado Bom Fim com moradores que trabalham na coleta de lixo no aterro sanitário de Chapadinha.


Há mais de um ano a Cáritas vem estudando uma forma de ajudar esses trabalhadores no sentido de formar uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis no local. Essa reunião teve como principal objetivo a formação de 24 catadores e a orientação sobre os documentos necessários para a fundação desta instituição, procurando ajuda do poder público e empresas.

Todos os participantes sentiram-se motivados a continuar unidos numa categoria devidamente legalizada para saber lidar com o lixo e ter a segurança e a produtividade aliada as atividades empresariais do município, dando maior qualidade de vida e plena cidadania. A secretária de ação social prometeu dar uma contribuição com luvas e botas, para garantir a proteção nas tarefas dos catadores.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Por: Oséas Filho (Manim) - Vice-Pres. da Cáritas na região do Baixo Parnaíba

Arquivo do blog