Os membros da Cáritas da Diocese do Baixo Parnaíba: Oséas Filho (Manin) vice-presidente; Francisco Paiva, Coordenador; juntamente com Zezinho Lima, secretário municipal do Trabalho (SINE); José Carlos, da Pastoral Familiar; Juvenal Neres, Articulador social e uma equipe técnica da Cáritas de São Luís estiveram reunidos no povoado Bom Fim com moradores que trabalham na coleta de lixo no aterro sanitário de Chapadinha.
![]() |
Óseas Filho - o Manin |
Há mais de um ano a Cáritas vem estudando uma forma de ajudar esses trabalhadores no sentido de formar uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis no local. Essa reunião teve como principal objetivo a formação de 24 catadores e a orientação sobre os documentos necessários para a fundação desta instituição, procurando ajuda do poder público e empresas.
Todos os participantes sentiram-se motivados a continuar unidos numa categoria devidamente legalizada para saber lidar com o lixo e ter a segurança e a produtividade aliada as atividades empresariais do município, dando maior qualidade de vida e plena cidadania. A secretária de ação social prometeu dar uma contribuição com luvas e botas, para garantir a proteção nas tarefas dos catadores.
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Por: Oséas Filho (Manim) - Vice-Pres. da Cáritas na região do Baixo Parnaíba
Publicação: Blog Chapadinha Anúncios